Clube Digital do Romance
Uma Proposição Para A Expressão Do Sujeito Leitor
Visualizações: 396DOI :
https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5814Résumé
RESUMO: Diante do contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19) vivenciado no início de 2020, o objetivo deste artigo é refletir sobre uma proposta de ensino que pode possibilitar a ampliação de perspectivas compreensivas sobre a importância da leitura para a expressão do sujeito leitor. Será analisado um projeto de ensino desenvolvido de maneira remota, como resposta ao distanciamento social imposto no período pandêmico. Para tanto, os referencias teóricos serão embasados na articulação escolar da leitura literária, bem como sua concepção de espaço de existência, da expressão da subjetividade, da elaboração da identidade, do conhecimento de si, do outro e do mundo como postulam Rouxel (2012), Petit (2013), Colomer (2007), Lajolo (1993), dentre outros. Os resultados mostram que mais do que um objeto de ensino, a leitura literária possibilita subsistir à realidade que, muitas vezes, nos impõem grandes desafios, como aqueles trazidos pela pandemia.
Références
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1980. p. 18.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.
CARNEIRO, F. O leitor fingido: Ensaios. 1.ed. São Paulo: Rocco, 2010. pp. 177-178.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
PETIT, M. “Leitura de obras literárias e construção de si mesmo” in Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Rio de Janeiro: Editora 34, 2013.
ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Trad. REZENDE, Neide Luzia de; OLIVEIRA Gabriela Rodella de. Cadernos de Pesquisa, v.42, n145, p.272-283, jan/abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100015
SCHITTINE, D. Lendo e escrevendo no escuro: leitores e autores cegos e as suas estratégias para manter a relação com o texto. Tese de Doutoramento. Rio de Janeiro: PUC, 2011.