Os espaços escolares para a formação leitora
Visualizações: 678DOI:
https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5204Resumo
A presente pesquisa traz o tema “Os espaços escolares para a formação leitora” relacionando-o ao desafios que os docentes de diferentes redes encontram em relação ao estímulo da leitura. Seu objetivo geral é apresentar e analisar por meio de pesquisa no PDI das instituições e por meio de entrevista com docentes a situação dos espaços escolares de leitura em uma instituição pública e outra privada na cidade de Linhares- ES. O método utilizado para coleta de dados foi aplicação de uma entrevista realizada com docentes de uma instituição pública e outra privada com intuito de comparar quais as dificuldades encontradas no que diz respeito aos espaços de leitura em ambas as instituições. Ao final da pesquisa foi constatado que os desafios que atrapalham os professores no processo de estímulo a formação leitora são a carência de recursos em acervos e problemas relacionados a organização e aos espaços físicos da biblioteca, problema que se agrava na escola pública.
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil - gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 5 ed. São Paulo: Ática, 1991.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CÔRTE, A. R; BANDEIRA, S. P. Biblioteca Escolar. Brasília: Editora Briquet de Lemos, 2011.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, M. A. (Org.). Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GONZAGA, M. M. Biblioteca escolar e o projeto político-pedagógico: um estudo de caso. Presidente Prudente, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150624/gonzaga_mm_me_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y Acesso em: 12 mai. 2020.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
PAIS, M. P. M. B. C. A escola e os ambientes de leitura: concepção, percepção, motivação e emoção no contexto físico da aula e da biblioteca escolar. 2011. 281 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2011. Disponível em:< https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/8829>. Acesso em: 19 fev. 2020.
PIERUCCINI, I. Muitos lugares para ler. In: AIDAR, F. (Org.). Abrelê. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011.
RIZZO, G. Alfabetização Natural. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SILVA, B S. MARTINS J. S. MAXIMIANO, L X.S. A importância da leitura: O processo de ensino e aprendizagem da leitura no 2º ano do ensino fundamental. Lins, 2013.