Estudantes indígenas e políticas públicas para o Ensino Superior em Mato Grosso do Sul

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Autores

  • Viviane Scalon Fachin Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Neste estudo apresentamos e destacamos a operacionalização de duas Políticas Públicas para os indígenas que buscam ingressar no Ensino Superior Público Estadual, executadas no estado de Mato Grosso do Sul. O locus das políticas em foco, no campo macro será a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o de discussão será a Unidade Universitária de Amambai (UEMS) e para tanto são apresentados dados dos alunos cotistas indígenas relacionando-os com os dados do Programa Vale Universidade Indígena, política pública colocada em prática pelo estado de Mato Grosso do Sul que visa promover a permanência e a inserção na vida profissional dos alunos beneficiários por meio de concessão de uma bolsa auxílio em cumprimento ao estágio em órgãos públicos, de acordo com suas áreas de formação. O objetivo principal é discutir os nexos e reflexos da política de acesso aos indígenas, por meio de cota em vestibular e/ou Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), adotada pela UEMS desde 2003 e o Programa Vale Universidade Indígena, em vigor desde 2005 como Programa e após 2009 como lei.

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Publicado

2017-10-27

Como Citar

Fachin, V. S. (2017). Estudantes indígenas e políticas públicas para o Ensino Superior em Mato Grosso do Sul. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 1(1), 182–204. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/2180