CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM MATO GROSSO DO SUL: O CASO DA REGIÃO SUL- FRONTEIRA NO PERÍODO DE 2000 A 2010.

Visualizações: 587

Autores

  • Natalia Bogado Balbuena UEMS
  • Vinícius Vasconcelos Braga UEMS
  • Yhulds Giovani Pereira Bueno(UEMS) Giovani Pereira Bueno UEMS
  • Rosele Marques Vieira UEMS

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral realizar uma análise da Região Sul- fronteira, mediante a avaliação da evolução de seus principais indicadores sociais e econômicos, no período de 2000 a 2010. Como objetivos específicos o trabalho pretende verificar se o desenvolvimento econômico e social dos municípios que compõem a Região Sul-fronteira, no estado de Mato Grosso do Sul, teve relação com o crescimento econômico desses municípios no período de 2000 a 2010. Para tal, este estudo visa debater e distinguir as concepções sobre o Desenvolvimento econômico e Crescimento econômico, que muitas vezes são confundidos na literatura especializada sobre o assunto. Em linhas gerais, apresenta também discussões no âmbito do Desenvolvimento Regional, enfatizando o conceito de região que é inerente ao estudo proposto. O procedimento metodológico adotado para a elaboração deste trabalho baseia-se na análise teórica e empírica de dados bibliográficos, tendo como principal referência a base de dados fornecida pela SEMAGRO e IBGE. Os resultados obtidos apontam existência de uma forte concentração da produção econômica no município de Ponta Porã, bem como a cidade com maior IDH da região Sul- Fronteira.

Referências

ATLASBRASIL. IDHM – Ponta Porã – MS. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2017/

BARQUERO, Antonio Vasquez. Desenvolvimento Endógeno em Tempos de Globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 2002.

FEIJÓ, R. Desenvolvimento econômico: modelos, evidências, opções políticas e o caso brasileiro. São Paulo: Atlas. 2007, p. 44.

FURTADO, Celso. Dialética do Desenvolvimento. Rio de Janeiro, Ed. Fundo de Cultura, 1964. 2ª ed.

HIRSCHMAN, A. O. Estratégia do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961

IBGE. Mato Grosso do Sul. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=500270&search=mato-grosso- dosul|campo-grande.

KUZNETS, S. Aspectos Cuantitativos del Desarrolo Econômico. CEMLA. México, 1959.

LIMA, A.C.; SIMÕES, R.F. Teorias clássicas do desenvolvimento regional e suas implicações de política econômica: o caso do Brasil. Revista de Desenvolvimento econômico, Salvador, v.12, n.21, jul.2010.

SACHS, J. D.; LARRAIN, F. Macroeconomia. São Paulo: Makron Books, 1995.

SEN, A. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SILVA, Edson Pereira da; OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araújo; ARAÚJO, Elvira Aparecida Simões de. O conceito de desenvolvimento econômico Regional: Uma revisão teórica. Disponível em: www..unitau.br/unindu/artigos/pdf417.pdf. Acesso em: 21 set. 2018.

SOUZA, N. J. Economia Regional: Conceito e Fundamentos Teóricos. Perspectiva Econômica (UNISINOS. Impresso), v. 11, n. 32, p. 67-102, 1981.

SOUZA, N. J. Desenvolvimento econômico. 6 ed. São Paulo: Atlas. 2012.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Bogado Balbuena, N., Vasconcelos Braga, V., Giovani Pereira Bueno, Y. G. P. B., & Marques Vieira, R. (2020). CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM MATO GROSSO DO SUL: O CASO DA REGIÃO SUL- FRONTEIRA NO PERÍODO DE 2000 A 2010. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 3(2), 93–107. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/4144

Edição

Seção

Artigos