TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO: UMA ANALISE BIBLIOGRÁFICA DA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DO TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ DE 1943 A 1946, NO PERÍODO DO GOVERNO VARGAS

Visualizações: 86

Autores

  • Yhulds Giovani Pereira Bueno UEMS
  • Vinicius Vasconcelos Braga UEMS
  • Natalia Bogado Balbuena UEMS
  • Carlos Otávio Zamberlan UEMS

Resumo

A identidade territorial é um conceito inovador, complexo e controverso, centrado na originalidade e singularidade de realidades geográficas físicas e humanas de localidades e regiões, e que tem sido crescentemente reconhecido como um fator de competitividade, perante as forças da globalização económica e cultural. A presente pesquisa, mediante o emprego de método de revisão bibliográfica, objetiva a angariar nos documentos históricos informações e acontecimentos pertinentes à valorização da história e identidade local do Município de Ponta Porã/MS, com o fortalecimento da sua memória cultural dentro do cenário nacional. Conclui-se que o levantamento das especificidades histórica e cultural de formação, crescimento e desenvolvimento da região de fronteira, produz o fortalecimento do desenvolvimento local, com a clara propensão a projetos de turismo cultural e daqueles voltados à prospecção da identidade cultural regional e nacional.

 

Referências

ABREU, Alzira Alves de [et al]. Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001.

ARAUJO. R. F, Projeto de Intervenção: proposta de um roteiro turístico cultural, para o município de Tibau do SUL/RN. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Curso de Gestão de Políticas Públicas. 2013.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 3ed. São Paulo. Companhia das letras. 1994.

BUSÓN, C. (2011) El uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) em el área de ciencias naturales. Estudio exploratorio sobre redes colaborativas, sociales y comunidades de aprendizaje en el aula. Tesis doctoral. Madrid. :UNED

CAPELATO, Maria Helena R. Multidões em cena Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. Campinas: Papirus, 1998.

CASSIANO, Luiz de Carvalho. Marcha para Oeste: um itinerário para o Estado Novo (1937- 1945). 2002. Dissertação (Mestrado em História) UnB, Brasília, 2002.

CRUZ. Sergio Manoel da. Data e Fatos Históricos do Sul de mato Grosso ao Estado do Pantanal. Campo Grande, MS. Pantaneira, 2004.

DALLABRIDA. V. R. Território E Desenvolvimento Sustentável: Indicação Geográfica Da Erva-Mate De Ervais Nativos No Brasil. Territory and sustainable development: yerba mate geographical indication of native herbal in Brazil. Informe Gepec, Toledo, 2012.

D’ARAÚJO, Maria Celina. Sindicatos, carisma e poder. O PTB de 1945-65. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

FREIRE. João Portela. Terra, Gente e Fronteira. Ponta Porã, MS. Borba, 1999.

GENTIL, Alcides. As ideias do presidente Vargas: síntese do pensamento de “A Nova Política do Brasil”. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

IBANHES, Brígido. 1997. Silvino Jacques: o último dos bandoleiros, o mito do gaúcho sul-mato-grossense. 3ª ed. Campo Grande, UFMS.

IBANHES, Brígido. Silvino Jacques: O último dos bandoleiros: história real. 6ª ed. Dourados: Rosário 2011.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX : 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

_______. http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/11/construido-em-1919-quartel-de-ponta-pora-vira-patrimonio-historico-em-ms.html. Acesso em 01 agosto de 2017.

_______. https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/era-vargas.htm. Acesso em 01 agosto de 2017.

_______. http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=191999. Acesso em 01 agosto de 2017.

_______. https://www.infoescola.com/brasil-republicano/estado-novo/. Acesso em 01 agosto de 2017.

_______. <https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/estado_novo.htm>. Acesso em 01 agosto de 2017.

LAKATOS, Eva Maria MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5, ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEMOS, Renato. A deposição de Vargas em 1945. In: SILVA, Raul Mendes. Getúlio Vargas e seu tempo. Rio de Janeiro: BNDES, 2004.

MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Um homem de seu tempo: uma biografia de Aral Moreira. Ponta Porã: Alvorada, 2011.

MAGALHÃES. Ramão Ney. Um Século de Historias. Ponta Porã, MS. Proarte Signs, 2013.

MARION, J. C.; DIAS, R,; TRALDI, M. C. Monografia para os cursos de administração, contabilidade e economia. São Paulo: Atlas. 2002.

MARTINS, Demosthenes. Historia do Mato Grosso. São Paulo: V Bícego, [s.d.]. 204p.

PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1999. Disponível em: (http://www.cpdoc.fgv.br).

PINTO, Tales dos Santos. "Território Federal de Ponta Porã"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiab/territorio-ponta-pora.htm>. Acesso em 24 de outubro de 2017.

ROSSI. Marco. Ponta Porã 100 anos. Campo Grande, MS. Horizonte Verde, 2012.

SANTA ROSA, Virgílio. O sentido do Tenentismo. São Paulo: Alfa Omega, 1976.

SELLA, Maria Aparecida. Ponta Porã – Fronteira sem limite! Um olhar de gratidão. Ponta Porã – MS. Borba. 2006.

SEREJO. Hélio. Balaio de Bugre. Tupã, SP. CINGRAL. 1982.

SEREJO. Hélio. Pialando... No Mas. Uma homenagem de carinho a Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Tupi Paulista, SP. Versiprosa, 1989.

SILVA, Sérgio. A expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Alfa Omega, 1976.

VARGAS, Getúlio. A Nova Política do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1938.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Giovani Pereira Bueno, Y., Vasconcelos Braga, V., Bogado Balbuena, N., & Otávio Zamberlan, C. (2020). TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO: UMA ANALISE BIBLIOGRÁFICA DA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DO TERRITÓRIO FEDERAL DE PONTA PORÃ DE 1943 A 1946, NO PERÍODO DO GOVERNO VARGAS. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 4(7), 44–62. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/4149

Edição

Seção

DOSSIÊ: BIOECONOMIA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)