A POBREZA MULTIDIMENSIONAL NOS MUNICÍPIOS DE MATO GROSSO DO SUL
Visualizações: 775Resumo
A renda não é a única variável que determina o nível efetivo da pobreza de uma população, uma vez que a pobreza também depende de fatores não monetários. O objetivo geral foi fazer um diagnóstico da pobreza multidimensional dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul no ano de 2010. Os objetivos específicos foram: i) identificar os principais determinantes da pobreza multidimensional nos municípios; ii) construir um índice de pobreza multidimensional relativo aos municípios e hierarquizá-los quanto ao nível de pobreza. Para tanto, foi utilizada a análise fatorial, uma das técnicas da estatística multivariada, que possibilitou a construção do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) a partir de dezessete indicadores das dimensões Educação, Vulnerabilidade, Condições Habitacionais, Renda e sua Distribuição e Saúde e Longevidade. Entre os resultados, contatou-se a existência de um corredor de pobreza que abrangeu 18 municípios que fazem fronteira com o Paraguai ou estão próximos a essa divisa, que se entendeu desde a região Sul do estado até a região Oeste, próxima ao Pantanal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.