O FUNDAMENTO DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA E O IMOBILISMO SOCIAL NO BRASIL
Visualizações: 936Resumo
Este texto trata dos fundamentos para compreender a consciência ingênua que se manifesta na atual realidade brasileira que produz o imobilismo social no país. Da mesma forma será abordado o perfil da consciência nacional ingênua dentro da atual conjuntura de Estado e da realidade social. Procura-se ao longo da análise fazer com que o leitor percebe que esse tipo de consciência está presente nas instituições e nos setores do atual governo que sufoca qualquer forma de pensar diferente e promove a inércia no povo, pela usurpação dos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores. O atual governo legitimado através de um golpe militar brando, impede qualquer possibilidade de mobilização nacional das massas. Com isso, legitima uma ordem político, social e econômica perversa porque ataca diretamente os menos favorecidos com políticas desumanizadoras dos mais pobres. Tudo isso, em nome de um débil e frágil discurso democrático, disfarçado pelo autoritarismo de características nazifascistas, para ocultar “vale de lágrimas” imposto à população. O objetivo dessa análise é mostrar como a consciência ingênua está presente em todos os setores da realidade nacional, mas de modo especial no atual governo, produzindo um absurdo silêncio e uma ampla imobilidade das massas diante dos retrocessos produzidos pelo governo. Fundamentalmente, o texto aborda uma concepção da consciência ingênua como fator determinante do imobilismo social e, o seu perfil manifesto na atual realidade nacional. Ao leitor recomenda-se a leitura desprovida de qualquer fanatismo ideológico e sectarismo autoritário radicalizando as ideias e posturas na gestão do Estado pelo atual governo, criando no contexto nacional uma falsa esperança nas massas fundado numa crendice extremista falsante da realidade, dos fatos e dos acontecimentos, promotores da consciência social ingênua, para aceitar a desumanização atual condição da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.