LOGÍSTICA REVERSA NA RECICLAGEM DO VIDRO: PRÁTICAS DE ASSOCIAÇÕES DE CATADORES NO OESTE CATARINENSE

Visualizações: 128

Autores

Resumo

A reciclagem de materiais vem crescendo significativamente no Brasil ao longo das últimas décadas, originando benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos, com repercussão na exploração de recursos naturais e na mitigação da poluição ambiental. A efetiva participação da população em práticas de separação de resíduos domésticos tem sido decisiva nesse processo. Este trabalho buscou analisar práticas de logística reversa na reciclagem de vidro, realizadas por Associações de Catadores no Oeste Catarinense, um material de altíssimo potencial de reaproveitamento em indústrias de diversos segmentos. Para tanto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscou-se dados em fontes secundárias e realizou-se, visitas técnicas e conversas informais com três associações de catadores de materiais recicláveis que realizam a coleta deste material, localizadas no município de Chapecó, no oeste de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Rosana Maria Badalotti

Graduada em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura). Mestrado em Antropologia Social e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina . Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) entre 2003 a 2019. Compõs o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó de 2009 a 2019. Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento rural, regional e territorial em interface as políticas públicas e sociais; movimentos sociais, organizações e ação política na sociedade regional; questões de gênero e geracionais no desenvolvimento regional e rural.

Referências

MARTINS, A. J. A., Almeida, M. L., Souza, D. M. S. Análise das práticas de logística reversa aplicada aos vasilhames de vidro em uma engarrafadora de bebidas. Anais do XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia SEGeT, 2015.

NASCIMENTO, A. S., Vale, N. G. P. e Silva, T. M. B., Fluxos de produtos e subprodutos de vidros na cadeia na indústria de vidros: um estudo de caso. Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2011.

PALHARES, Marcos Fruet. O impacto do marketing “verde” nas decisões sobre embalagens das cervejarias que operam no Brasil. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

PENKAR, Raj. The 4 R’s of reverse logistics. MH&L News, Cleveland, 12 de julho 2005. Disponível em: < http://mhlnews.com/transportation-amp-distribution/4-rs-reverse-logistics> Acesso em: 25 Junho 2020.

SOUZA, Marcelo Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, GOMES e CORRÊA (Org.). Geografia: conceitos e temas. RJ: Bertrand Brasil, 1995, p.77-116.

SANEAMENTO BASICO, 2020. Disponível em https://www.saneamentobasico.com.br/brasil-recicla-pouco-lixo/ Acesso em 12 ago. 2020

SCHENINI, P. C.; SILVA, F. A. da ; CARDOSO, A. C. F. . Estratégias de Enfrentamento dos Desafios SócioAmbientais: Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Regularização dos Catadores Informais. In: Anais EnAPG - Encontro de Administração Pública e Governança, São Paulo. 2006.

VIEIRA, A. C. M.; RICCI, F. Cooperativas Populares de Reciclagem e a Articulação entre geração e renda, reciclagem e gestão ambiental. In: Anais do V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende-RJ, 2008.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Novakowski, G. A. de B., & Badalotti, R. M. (2020). LOGÍSTICA REVERSA NA RECICLAGEM DO VIDRO: PRÁTICAS DE ASSOCIAÇÕES DE CATADORES NO OESTE CATARINENSE. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS E CIDADANIA, 4(7), 81–101. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/5497

Edição

Seção

DOSSIÊ: BIOECONOMIA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL