LOGÍSTICA REVERSA NA RECICLAGEM DO VIDRO: PRÁTICAS DE ASSOCIAÇÕES DE CATADORES NO OESTE CATARINENSE
Visualizações: 192Resumo
A reciclagem de materiais vem crescendo significativamente no Brasil ao longo das últimas décadas, originando benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos, com repercussão na exploração de recursos naturais e na mitigação da poluição ambiental. A efetiva participação da população em práticas de separação de resíduos domésticos tem sido decisiva nesse processo. Este trabalho buscou analisar práticas de logística reversa na reciclagem de vidro, realizadas por Associações de Catadores no Oeste Catarinense, um material de altíssimo potencial de reaproveitamento em indústrias de diversos segmentos. Para tanto realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, buscou-se dados em fontes secundárias e realizou-se, visitas técnicas e conversas informais com três associações de catadores de materiais recicláveis que realizam a coleta deste material, localizadas no município de Chapecó, no oeste de Santa Catarina.Referências
MARTINS, A. J. A., Almeida, M. L., Souza, D. M. S. Análise das práticas de logística reversa aplicada aos vasilhames de vidro em uma engarrafadora de bebidas. Anais do XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia SEGeT, 2015.
NASCIMENTO, A. S., Vale, N. G. P. e Silva, T. M. B., Fluxos de produtos e subprodutos de vidros na cadeia na indústria de vidros: um estudo de caso. Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2011.
PALHARES, Marcos Fruet. O impacto do marketing “verde” nas decisões sobre embalagens das cervejarias que operam no Brasil. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.
PENKAR, Raj. The 4 R’s of reverse logistics. MH&L News, Cleveland, 12 de julho 2005. Disponível em: < http://mhlnews.com/transportation-amp-distribution/4-rs-reverse-logistics> Acesso em: 25 Junho 2020.
SOUZA, Marcelo Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, GOMES e CORRÊA (Org.). Geografia: conceitos e temas. RJ: Bertrand Brasil, 1995, p.77-116.
SANEAMENTO BASICO, 2020. Disponível em https://www.saneamentobasico.com.br/brasil-recicla-pouco-lixo/ Acesso em 12 ago. 2020
SCHENINI, P. C.; SILVA, F. A. da ; CARDOSO, A. C. F. . Estratégias de Enfrentamento dos Desafios SócioAmbientais: Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Regularização dos Catadores Informais. In: Anais EnAPG - Encontro de Administração Pública e Governança, São Paulo. 2006.
VIEIRA, A. C. M.; RICCI, F. Cooperativas Populares de Reciclagem e a Articulação entre geração e renda, reciclagem e gestão ambiental. In: Anais do V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende-RJ, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.