UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM TEMPOS NEOLIBERAIS

REFLEXÕES SOBRE GESTÃO GERENCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Visualizações: 19

Autores

Palavras-chave:

Universidade Pública, Reforma Gerencial, Desenvolvimento Regional, Educação Neoliberal

Resumo

A universidade pública é uma instituição social que comunica o funcionamento e a estrutura da sociedade. Nos últimos anos, sob a força do neoliberalismo, o ensino superior vem se aproximando de um modelo de mercantilização a fim de transformar o conhecimento em produto negociável. O papel da universidade pública, em tempos neoliberais e sua contribuição para o desenvolvimento regional merece reflexões, principalmente no tocante ao seu modelo de gestão, às pesquisas inovativas alinhadas aos meios empresariais, governamentais e ao impacto à própria sociedade. Este artigo se propõe a refletir sobre a universidade pública enquanto instituição social em tempos neoliberais, mais especificamente tratando dos aspectos da gestão gerencial na universidade e os impactos no desenvolvimento regional.

Referências

ABRUCIO, F. L. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, n. 10, 52 p., 1997.

MORALES, A. A. Autonomía universitaria: Asunto público de interés privado. Revista Colombiana de Educación, v. 1, n. 70, p. 125–148, 2016. https://doi.org/10.17227/01203916.70rce125.148

AMARAL FILHO, J. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e políticas públicas – Ipea, n. 23, p. 261-286, 2001. https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/78/89.

ANDRADE, J. M., LIMA, K. D. S., SALES, H. F. S., SOUZA, T. F. L. Terceirização e Precarização do Ensino Superior No Brasil: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), v. 11, n. 3, p. 393-403, 2018. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v11.n3.

AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 75–87, 2017. https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190005

BOURDIEU, P. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.

BRESSER-PEREIRA, L. C. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Cadernos MARE da Reforma do Estado, Caderno 1, p. 1–58, 1997. https://doi.org/10.1590/S0102-64451998000300004.

BURIGO, C. C. D.; LAUREANO, R. J. Desafios e perspectivas da gestão por competência na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, n. 6, v. 1, p. 197–211, 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p197.

CARDOZO, M. A. A evidenciação das políticas de governança nas IFES: um estudo nas universidades federais do sul do Brasil. 203p. Dissertação (Mestrado em Contabilidade). Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

CHAIS, C.; MACHADO, C. P.; SCOPEL, A. M.; BOHRER, C. Universidade empreendedora: a ótica dos empresários sobre o posicionamento empreendedor da universidade na contribuição para o desenvolvimento regional. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, n. 8, v. 4, p. 57-76, 2015. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n4p57.

CHAUI, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., n. 24, p. 5–15, 2003. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?format=pdf&lang=pt

CORONA, H. M. P.; ALMEIDA, J. P. Teorias críticas, desenvolvimento e reprodução socioambiental: limites e possibilidades. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 29, p. 25–38, 2014. https://doi.org/10.5380/dma.v29i0.32944 .

COSTA, C. F.; SILVA, S. M. G. Novo neoliberalismo acadêmico e o ensino superior no Brasil. REAd, Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 3, p. 6–35, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-2311.251.89569 .

CZERNISZ, E. C. S.; FREIBERGER, L. D. V. Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública. Roteiro, v. 43, n. 1, p. 277–296, 2018. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.12502.

DALLABRIDA, V. R. Teorias do desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. Curitiba: CRV, 2017.

LIMA, K. K.; LIMA, T. C. M. P.; PASQUALETTO, A. Desenvolvimento Regional: as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Interação com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Baru, v. 1, n. 1, p. 37-55, 2015. https://doi.org/10.18224/baru.v1i1.4461 .

DIAS SOBRINHO, J. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 20, n. 3, p. 581–601, 2015. https://doi.org/10.1590/s1414-40772015000300002 .

FALQUETO, J. M. Z.; FARIAS, J. S. A trajetória e a funcionalidade da universidade pública brasileira. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 6, n. 1, p. 22-41, 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p22 .

FERNANDES, T. D. C.; GASPAR, R. Autonomia e gestão universitária em tempos de crise: o caso das universidades estaduais do Paraná. Laplage em Revista, v. 4, n. 1, p. 215-224, 2018. https://doi.org/10.24115/s2446-6220201841432p.215-224 .

FERREIRA, A.; LEOPOLDI, M. A. A Contribuição da universidade pública para a inovação e o desenvolvimento regional: a percepção de gestores e pesquisadores. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 6, n. 1, p. 60–82, 2013. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n1p60 .

FERREIRA, W. Bourdieu E Educação: Concepção Crítica Para Pensar As Desigualdades Socioeducacionais no Brasil. E-Mosaicos, v. 2, n. 3, p. 46–59, 2013. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2013.8846 .

FOCHEZATTO, A. Desenvolvimento regional: novas abordagens para novos paradigmas produtivos. O Ambiente Regional, Três Décadas de Economia Gaúcha, v.1, 1, p. 160–192, 2010. https://www.fee.rs.gov.br/3-decadas/downloads/volume1/5/adelar-fochezatto.pdf .

GRUENING, G. Origin and theoretical basis of New Public Management. International Public Management Journal, v. 4, n.1, p. 1-25, 2001. https://doi.org/10.1016/S1096-7494(01)00041-1 .

GUMBOWSKY, A. Institui;’oes de ensino superior fundacionais do estado de Santa Catarina: compromissos com o desenvolvimento regional. Revista Univap, v. 20, n. 36, p. 83-97, 2015. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289 .

HOFF, D. N.; SAN MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e Desenvolvimento Regional: Impactos Quantitativos da Unipampa Em Sant’Ana Do Livramento. Redes. Revista do Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 3, p. 157–183, 2011. https://doi.org/10.17058/redes.v16i3.1699

LAPSLEY, I. The Npm Agenda: Back to the Future. Financial Accountability & Management, v. 24, n. 1, p. 77–96, 2008. https://doi.org/10.1111/j.1468-0408.2008.00444.x .

MARTINS, V. A. Proposta de um Mapa Estratégico para uma Universidade Pública. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 3, n. 2, p. 88–103, 2015. https://doi.org/10.18405/recfin20150206 .

MENDES, C. C.; TEIXEIRA, J. R. Desenvolvimento econômico brasileiro: uma releitura das contribuições de Celso Furtado. Texto para discussão. Brasília: Ipea, 2004.

MENDES, J. M.; SEIXAS, A. M. Escola, Desigualdades Sociais e Democracia: As classes sociais e a questão educativa em Pierre Bourdieu. Educação, Sociedade & Culturas, n. 19, p. 103–129, 2003. http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC19/19-4.pdf

MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 320–332, 2011. https://doi.org/10.1590/s1415-65552011000200010 .

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 15–35, 2002. https://doi.org/10.1590/s0101-73302002000200003

OLIVEIRA, J. M.; JURACH, G. A.; PINTO, R. S.; KERCHIRNE, L. M. Project Offices and the Federal Universities: A Study on Project Management in the Context of Higher Education Institutions. Revista de Gestão e Projetos, v. 8, n. 3, p. 18–28, 2017. https://doi.org/10.5585/gep.v8i3.582 .

PIRES, M. F. C.; REIS, J. R. T. Globalização, neoliberalismo e universidade: algumas considerações. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 3, n. 4, p. 29–39, 1999. https://doi.org/10.1590/s1414-32831999000100003 .

PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Ocho tesis sobre el neoliberalismo (1973-2013). Revista Espacio Crítico, n. 18, p. 4–21, 2017. https://www.researchgate.net/publication/312585999_Ocho_tesis_sobre_el_neoliberalismo_1973-2013

ROLIM, C.; SERRA, M. Ensino superior e desenvolvimento regional: avaliação do impacto econômico de longo-prazo. Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, v. 3, n. 1, p.85-106, 2015. https://www.revistaaber.org.br/rberu/article/view/29/31

SCHUTZER, H.; CAMPOS, S. C. A. Educação superior e qualificação para o desenvolvimento econômico nacional. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v. 3, n. 2, p. 147-164, 2014. https://doi.org/10.3895/rbpd.v3n2.3588 .

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SIGNORINI, I. Legitimation of local scientific policies due to the internationalization requirements of the university. Cadernos CEDES, v. 38, n. 105, p. 205–221, 2018. https://doi.org/10.1590/CC0101-32622018183571 .

SILVA, O. V. Educação escolar e neoliberalismo: análise crítica sobre as diretrizes sociais de formação na sociedade contemporânea. Revista Científica eletrônica de pedagogia, v. 8, n. 23, p. 1-13, 2014. http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/qcies5yAkPKLkB7_2014-11-7-17-55-3.pdf

SILVA, R. B. A relação universidade-sociedade na periferia do capitalismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 78, p. 25–40, 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-69092012000100002 .

SOBREIRA, K. R.; RODRIGUES JÚNIOR, M. S. Governança no setor público segundo IFAC: levantamento do nível de aderência de uma instituição de ensino superior. Revista Controle - Doutrina e Artigos, v. 15, n. 1, p. 166–194, 2017. https://doi.org/10.32586/rcda.v15i1.363 .

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

de Fátima Berno, M., & Loureiro Lourenço, R. (2024). UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM TEMPOS NEOLIBERAIS: REFLEXÕES SOBRE GESTÃO GERENCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. DESENVOLVIMENTO, FRONTEIRAS & CIDADANIA, 8(1), 95–112. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/fronteiracidadania/article/view/7455