DISTRIBUIÇÃO DO CRÉDITO E O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR (PRONAF) NO PERÍODO DE 2013 A 2024
Visualizações: 35Palavras-chave:
PRONAF, desigualdades regionais, agricultura familiarResumo
Esse artigo buscou investigar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), entre o período de 2013 a 2024, salientando a sua importância para os agricultores familiares, suas linhas de crédito, características particulares e as desigualdades presentes. Para a elaboração do mesmo, foram usados os dados qualitativos e quantitativos disponíveis no Banco Central do Brasil (BCB) e o relatório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Observou-se que o maior volume dos recursos do PRONAF na modalidade custeio foi disponibilizado para as regiões Sul e Sudeste, tendo como contraponto a região Nordeste, e isso se deve ao receio das entidades bancárias em liberar o crédito sem uma garantia concreta que a dívida será quitada em um curto período. Além disso, observou-se uma concentração dos recursos do PRONAF para produtos típicos de exportação, como soja, milho e trigo, bem como um maior volume de crédito direcionado aos produtores homens do que às mulheres. Desse modo, nota-se que ainda há espaço para que o PRONAF busque alcançar de modo mais amplo o público de agricultores familiares, reduzindo a concentração do mesmo conforme observado.
Referências
AQUINO, J.; GASOLLA, M.; SCHNEIDER, S. Dualismo no Campo e Desigualdades Internas na Agricultura Familiar Brasileira. RESR. Piracicaba, vol.56, n˚01, p. 123-142, 2018.
ARAÚJO, J.A.; VIEIRA FILHO, J.E.R. Análise dos impactos do PRONAF na agricultura do Brasil no período de 2007 a 2016. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-Ipea 2018.
BCB. Banco Central do Brasil. Matriz de Dados do Crédito Rural- Crédito Concedido. Disponível em:<https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/micrrual.> Acesso em: 15 ago. 2023.
BEZERRA, M. Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará. Estados discutem requalificação do PRONAF com BND. Disponível em:<https://www.sda.ce.gov.br/2023/06/05/estados-discutem-requalificacao-do-PRONAF-com-bnd/. >Acesso em: 20 ago. 2023.
BITTENCOURT, M. PRONAF: como funciona o programa de crédito rural. Disponível em:<https://blog.aegro.com.br/PRONAF/.>Acesso em: 01 set. 2023.
BNDES. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. PRONAF- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Disponível em:<https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/PRONAF.>Acesso em: 05 ago. 2023.
BIANCHINI, Valter. Vinte anos do PRONAF, 1995-2015: avanços e desafios. / Valter Bianchini. – Brasília: SAF/MDA,2015.
CARRARA, et al. O impacto do PRONAF para investimento e custeio da demanda agregada da economia. Revista de Política Agrícola, ano XXIX. n˚2, 2020.
FERNANDES, A. O PRONAF NA AGRICULTURA FAMILIAR:SUA CRIAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E PRINCIPAIS RESULTADOS. Universidade federal do Rio Grande do Sul/ faculdade de Economia e Relações Internacionais/ Departamento de Ciências Econômicas, Porto Alegre,2013.
FOSSÁ, Juliano Luiz; SCHERVINSKI VILLWOCK, Ana Paula; MATTE, Alessandra. Análise da distribuição do crédito rural entre as Unidades da Federação no período de 2013 a 2022. Desenvolvimento em Questão, v. 22, n. 60, p. 5-15, 2024. ISSN 2237-6453
GRISA, C. Mudanças nas políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: Novos mediadores para velhos referenciais. Raízes, v. 38, n.1,2018.
GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil/Organizadores Catia Grisa (e) Sergio Schneider. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015. 624 p.: il.; 16x23cm
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. Módulo fiscal. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/governanca-fundiaria/modulo-fiscal. Acesso em: 24 out. 2024.
PRETTO, J.; HORN, C. Uma avaliação do PRONAF no período 1995-2018. Colóquio- Revista do Desenvolvimento Regional- Faccat-Taquara/RS-v.17, n.1,2020.
SCHULTZ, C.; AHLERT, A. O PRONAF como política pública de apoio à agricultura familiar: um estudo de caso do município de Maripá-PR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista-UNIOESTE/MCR-v.16-n.30,2016.
SCHNEIDER, S.; CAZELLA, A. A.; MATTEI, L. F. Post Scriptum ao artigo “Histórico, Caracterização e Dinâmica Recente do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”. Revista Grifos, Chapecó, v. 30, n. 51, p. 42-67, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.22295/grifos.v30i51.566.
TROIAN, A.; MACHADO, E. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura no Brasil. Análise da Evolução e Distribuição entre 1999 e 2017. Desenvolvimento em Questão. Editora Unijuí. ISSN 2237-6453. Ano 18. n.50,2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aCreative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.