v. 3 n. 1 (2019): IX ECAECO

					Visualizar v. 3 n. 1 (2019): IX ECAECO

Este Dossiê destina-se a publicar os trabalhos apresentados no ECAECO na forma de artigos completos e resumos das apresentações. O ECAECO é um evento nacional e multidisciplinar que busca uma interação entre pesquisadores, discentes e profissionais ligados ao debate sobre inovação, competitividade e desenvolvimento. Em sua 8ª edição, o evento avança rumo a sedimentar seu propósito de ser um lócus de fomento à produção científica, em especial, a iniciação científica promovida junto aos discentes, bem como, proporcionar a discussão e aprofundamento de sua temática, a partir de palestras com enfoques de vanguarda na área. E o faz nesta edição, assumindo caráter interinstitucional (IFMS – UEMS – UFMS) e também, internacional, onde além da habitual participação de instituições do Paraguai no envio de trabalhos e alunos, ter-se-á a presença de palestrante da UNC - Universidad Nacional de Córdoba (Argentina).

Este esforço de fortalecimento contínuo do ECAECO ganha fôlego nesta 9º edição ao tornar-se interinstitucional. Com o ingresso do IFMS e da UFMS no front da sua organização, a multidisciplinaridade toma outras matizes e o debate sobre formas de promover desenvolvimento se amplificam. A aproximação das IES envolvidas para a promoção de um evento científico conjunto é decorrente das interfaces que foram percebidas entre os cursos envolvidos. Sob um olhar macro, ficam explícitas as contribuições diretas e indiretas destes cursos no nível micro em que atuam e que contribuem para desenvolver suas localidades. Acredita-se que, ao aproximá-los naquilo que discussões multidisciplinares possibilitam, tende a alavancar ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional, e também, potencializar suas individualidades.

Através da submissão e apresentação de trabalhos e da participação nas palestras que oferece, o ECAECO objetiva promover a construção do conhecimento pela interação entre pesquisadores, discentes e demais profissionais relacionados com os temas de inovação, competitividade e desenvolvimento. De forma específica, busca promover maior diálogo entre as áreas envolvidas, divulgar os resultados dos estudos desenvolvidos por pesquisadores e acadêmicos de diversas IES do MS, do Brasil e de outros países da América Latina, além, de estimular a integração interinstitucional das universidades de Ponta Porã e região.

Publicado: 2019-03-10

DOSSIÊ: BIOECONOMIA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL