AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO RESIDENTE NA BOLÍVIA

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Autores

  • Éden Marreto Santos UEMS
  • Norma Beppler Penido Ribeiro da Silva

Resumo

Este artigo trata da dificuldade do processo de alfabetização dos alunos residentes na Bolívia. A necessidade de se tornar bilíngue nos anos iniciais da alfabetização é um desafio que mostra ainda maior ao considerar o aspecto social da região que impacta na frequência dos alunos em sala de aula. Os professores por outro lado enfrentam o desafio de receber este público em sala de aula, onde muitas vezes falam o espanhol ou o castelhano em casa e receberão alfabetização. Através de depoimentos vamos expor os principais desafios vivenciados por estes alunos e seus professores. O objetivo é que esta pesquisa possa impactar no planejamento para a alfabetização e a disponibilização dos recursos necessários para que o alcance e a efetividade da alfabetização obtenham uma melhoria significativa para essa região.

Palavras-Chave: Fronteira, alfabetização, bilíngue

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Santos, Éden M., & Silva, N. B. P. R. da. (2019). AS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO RESIDENTE NA BOLÍVIA. IPÊ ROXO, 1(1), 98–117. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/3557

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Artigos