COMENTANDO O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM MEIO À PANDEMIA

Visualizações: 1758

Autores

  • Fernanda Gomez UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Resumo

 

Resumo: Esse trabalho tem como objetivo diagnosticar quais foram as consequências do coronavírus na educação brasileira devido a interrupção das aulas presenciais nas escolas brasileiras desde a metade de março. Também foi realizada uma análise de como os professores brasileiros estão trabalhando e enfrentando a nova situação do ensino à distância, o impacto que acarretará na educação e as dificuldades enfrentadas entre os profissionais da educação, os responsáveis dos alunos e crianças e adolescentes.

Palavras- chave: Coronavírus; Educação; Ensino Remoto.

Biografia do Autor

Fernanda Gomez, UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Facilitadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e mestranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, em Araraquara, onde graduou-se em Pedagogia. Realizou intercâmbio acadêmico-científico como Bolsista Erasmus Mundus na Universidade La Sapienza de Roma durante o Primeiro Semestre de 2019. Tem experiência como professora em um colégio Bilíngue e com atendimento pedagógico no CENPE - Centro de Pesquisa da Infância e da Adolescência, unidade auxiliar da UNESP de Araraquara. Bolsista de Apoio Técnico FAPESP desenvolvendo pesquisa acerca da exposição de professores à violência na infância e juventude em que analisava o reflexo dessa exposição na produção da cultura da violência em ambientes escolares. Foi orientada pela professora Marilda da Silva. Bolsista no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Foi aluna- pesquisadora PIBIC-Reitoria desenvolvendo pesquisa sobre as próteses televisuais e a aprendizagem escolar, orientado pela professora Dra. Cláudia Dias Prioste. Foi membro do Time ENACTUS UNESP Araraquara e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Acesso em: 15 maio. 2020.

BRASIL. Lei n.8.666. de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Acesso em: 21 maio. 2020.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acesso em: 11 maio. 2020.

Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa. A educação não pode parar. Acesso em 02 julho. 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Gomez, F. (2020). COMENTANDO O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM MEIO À PANDEMIA. IPÊ ROXO, 2(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/5442