A LEITURA FLUENTE COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
Visualizações: 864Abstract
A prática leitora no decorrer dos anos tem se tornado uma atividade escassa, pois a sociedade atual está imergindo cada vez mais em recursos tecnológicos, que tornam obsoletos o simples ato de ler livros. Diversos autores abordam a importância da leitura no processo de desenvolvimento e aquisição de novos conhecimentos, porém essa prática, que para alguns é um hábito, para outros acaba se tornando uma atividade que não gera prazer.
Pensando nessas questões, esse artigo pretende relatar uma prática desenvolvida com alunos de um 4º ano em uma escola estadual do Estado de São Paulo, durante o ano letivo de 2015, onde as professoras, por meio de uma sequência didática intitulada “Histórias à Brasileira”, trabalharam com a temática da leitura fluente, proporcionando aos alunos o contado com histórias pouco conhecidas da nossa cultura, objetivando estimular a prática da leitura. Utilizando revisão bibliográfica e estudo de caso, esse artigo buscou compreender como a leitura fluente pode auxiliar as práticas de leitura e a aprendizagem de nossos alunos? Como resultado, apontou a necessidade dos professores propiciarem o contato com diferentes formas de leitura, estimulando os alunos a fazerem uso da leitura, de uma forma fluente e não apenas de uma forma funcional.
Palavras-chave: Práticas de leitura. Processo de ensino/aprendizagem. Textos literários.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. 2000.
BICALHO, Delaine Cafiero. Leitura. IN: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e escrita para educadores. 2017. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura> Acesso em 08 de setembro de 2017.
CEALE. Secretaria de Estado de Educação. Orientações para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização.Caderno 2. Belo Horizonte. 2004.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Leitura em voz alta. IN: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e escrita para educadores. 2017. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-em-voz-alta>Acesso em 08 de setembro de 2017.
GUILHERME, Denise. Desafios da formação de leitores na escola. Revista Nova Escola; Novembro/2013. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/573/desafios-daformacao-de-leitores-na-escola>Acesso em 25 de junho de 2019.
PEREIRA. Valquíria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Revista Nova Escola; Julho/2013. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora> Acesso em 08 de setembro de 2017.
PESSOA, Ana Cláudia Gonçalves. Sequência didática. IN: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e escrita para educadores. 2019. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/sequencia-didatica> Acesso em 25 de junho de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.