ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: AÇÕES EDUCACIONAIS DE UM MUNICÍPIO DO SUL DO PARANÁ
Visualizações: 866Résumé
Resumo:
Este relato de experiência versa sobre as ações educacionais que estão sendo implantadas e realizadas nas escolas de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de União da Vitória, no Paraná durante a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus – Covid19. Este estudo parte das vivências da própria pesquisadora em seu contexto de trabalho atual, enquanto coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as principais ações realizadas nessa realidade a partir de quando foi iniciado o trabalho pedagógico a distância, utilizando do ensino remoto. Sob esta perspectiva, os resultados desta análise apontam para o uso de diferentes estratégias pedagógicas adotadas pelo município na tentativa de alcançar o maior número possível de alunos, entre elas estão: a criação de grupos com os responsáveis pelos alunos em aplicativos de mensagens instantâneas, aulas em canal de televisão, site com atividades e entrega de materiais impressos aos alunos quinzenalmente.
Palavras-chave: Educação. Ensino remoto. Aulas. Pandemia Covid-19.
Références
CASTILHO, E. M. DALGALLO, A.K.C. Saberes e Práticas Pedagógicas: mapeando percursos, buscando alternativas e analisando a questão. 1ed. Porto União, SC: Uniporto, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 20ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996
MORIN, E. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
PÁDUA, E.M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1997.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.