EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: a (in)visibilidade da Infância na realização do Ensino Remoto na Educação Infantil
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O agravamento da pandemia de COVID-19 impôs muitos desafios para o cenário educacional, sobretudo na Educação Infantil e no atendimento às especificidades das crianças e infâncias. Um desses desafios é o Ensino Remoto que muitos munícipios vêm adotando, no intuito de não trazer prejuízos formativos para as crianças. No entanto, o sistema escolar precisou se readequar em um curto espaço de tempo para atender as orientações do Conselho Nacional de Educação para esta nova modalidade de ensino. É neste contexto que este trabalho tem como objetivo analisar, interpretar e debater a aplicabilidade do ensino remoto na educação infantil de maneira dialética. Trata-se de um estudo teórico documental que se embasará em pareceres oficiais sobre a aplicabilidade do ensino remoto, bem como nos pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, a fim de refletir como o conceito de formação (Bildung) tem sido aplicado neste contexto. Por fim, ficou evidenciado que a formação, na aplicabilidade de ensino remoto na Educação Infantil, pode causar uma falsa sensação de produtividade, uma vez que este tipo de ensino pode não contemplar as especificidades das crianças, agravando sua (in)visibilidade, de modo a reproduzir uma educação com pressupostos hegemônicos.Références
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