O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL NA UNIDADE FORMADORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) NO ANO DE 2014
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O presente artigo expõe uma pesquisa a respeito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) implementado pelo governo federal em colaboração com os Estados brasileiros, no ano de 2013 e 2014, com destaque ao relato da experiência sobre o PNEM/MS desenvolvida no Polo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a efetiva parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul. O PNEM foi instituído por meio da Portaria MEC Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013 Educação, tendo como objetivos promover a melhoria do processo de formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio e realizar um amplo debate sobre a organização do trabalho docente nessa etapa da educação básica. Como procedimento metodológico priorizou-se a leitura e a análise de um conjunto de legislações e de documentos oficiais que nortearam a elaboração e o desenvolvimento do PNEM. Além disso, recorreu-se a alguns materiais teóricos que abordam as políticas educacionais e o ensino médio (KUENZER, 2001; OLIVEIRA, 2002; FRIGOTTO e CIAVATTA, 2004; ZIBAS, 2005; NOZELLA, 2016). Mediante o estudo realizado, pode-se dizer que, de certa forma, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio alcançou as suas finalidades, pois conseguiu desencadear um amplo processo de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos nas 27 unidades federadas do país, envolvendo as universidades públicas, as secretarias de educação estaduais/distrital e as escolas no estudo das políticas educacionais do ensino médio. A experiência desenvolvida, em especial, pelo Polo da UFGD/MS revelou o esforço na mobilização de professores e coordenadores de Cursos de diferentes áreas da instituição, no sentido de promover estudos, seminários, visitas às escolas e executar os cursos de formação continuada definidos pelo Programa.Téléchargements
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