Diálogos e Reflexões sobre Teorias da Aprendizagem
Dewey e Freire – Uma discussão para o Ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)
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https://doi.org/10.61389/iproxo.v5i1.6596Résumé
Este trabalho busca desenvolver diálogos entre Dewey e Freire que contribuam para uma educação libertadora e democrática. Pauta-se em um estudo documental e bibliográfico a fim de verificar proximidades e distanciamentos entre o pensamento de ambos educadores e apresentar após este estudo como o Movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) pode ser aplicado e plasmado utilizando as linhas de pensamento de Freire e Dewey. Como resultado preliminar, Dewey, assim como Freire, acreditam que a escola possui uma função democratizadora de igualar as oportunidades estendendo aos indivíduos seus direitos. E aí entra a questão da alfabetização que não seja feita de forma apenas passiva e de reprodução, senão que sendo de maneira ativa e consciente, criando assim a conscientização política e democrática.Références
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