A REALIZAÇÃO VARIÁVEL DO FONEMA /V/ NO PORTUGUÊS BRASILEIRO:
REVISITANDO ESTUDOS DOS ANOS 2000 - 2017
Visualizações: 29Palavras-chave:
Fonema /v/, Variação, PortuguêsResumo
Este estudo é uma revisão bibliográfica de trabalhos realizados nos últimos 17 anos a respeito da realização variável do fonema /v/ no português brasileiro, com o objetivo de localizar a região em que o fenômeno acontece com maior frequência, bem como as metodologias empregadas e os fatores linguísticos e sociais que contribuem para a realização da variante inovadora. Para alcançar tais objetivos foram selecionados artigos que estivessem disponíveis nas bases de dados do Portal de Periódicos Capes e também no Google Acadêmico, no caso de periódicos, aqueles selecionados foram com Qualis B3 ou acima. Em relação específica à variável escolhida, apenas dois estudos dissertaram sobre ela, sendo que os outros dissertaram sobre a realização variável de fricativas como /v/, /z/ e /ʒ/, revelando uma escassez de estudos sobre o fenômeno em questão. Verificamos também que o fenômeno variável é favorecido por condições sociais como nível de escolaridade e faixa-etária, não sendo unânime a variável sexo, que em apenas um estudo o gênero feminino foi o favorecedor do uso da variante inovadora na faixa etária de 15 e 25 anos. Em relação a fatores linguísticos os mais favorecedores foram: contexto subsequente, tonicidade, posição silábica. Já em relação à metodologia empregada, somente um estudo fez teste de atitudes, indicando a necessidade de mais estudos empregando esses testes para se traçar um perfil de identidade do falante.
ABSTRACT: This study is a literature review of other studies done in the last seventeen years in relation to the variable use of the phoneme /v/ in Brazilian Portuguese, its aim was locating the region which the phenomenon happens with greater frequency, as well as the methodologies employed and the linguistic and social features that contribute to the use of the new variable. In order to achieve the aims, articles available from Portal de Periódico Capes as well as from the Google Scholar, in the case of journals from Capes, the ones selected were qualified as B3 or higher. In relation to the chosen variable, only two studies researched about it, and the others talked about variable uses of fricatives such as /v/, /z/ e /ʒ/, revealing a lack of studies concerning only the chosen phenomenon. It was also found that the variable phenomenon is favored by social features as the level of schooling and age, but the variable sex was not the same in all studies, since in only one of the studies the female gender favored the use of the new variant. In relation to linguistic features, the most favorable ones were: subsequent context, stress, position in the syllable. In relation to the employed methodology, only one study performed and attitude test, indicating the need of more studies using these tests in order to trace an identity profile of the speaker.
KEYWORDS: Phoneme /v/. Variation. Portuguese.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.