MUDANÇA NO PARADIGMA PRONOMINAL DO CASO RETO EM TEXTOS DE ALUNOS DE 7º ANO DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MATO GROSSO
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Mudança; Paradigma pronominal; SociolinguísticaResumo
RESUMO: O presente artigo discorre sobre uma pesquisa realizada com alunos de 7º anos de duas escolas estaduais de Mato Grosso, em Sinop e Nova Guarita. Tem como objetivo verificar a mudança no paradigma pronominal do caso reto em textos de alunos. Mudança que ocorreu devido à inserção dos pronomes ‘você’/’vocês’ e ‘a gente’ pelo processo de gramaticalização ao longo do tempo (COELHO et al., 2015). A coleta dos envelopes de variação ocorreu através de aplicação de Sequência Didática pautada nas teorias de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Constatou-se que a mudança no paradigma está presente nos textos dos alunos, embora as marcações no paradigma pronominal canônico estejam atuantes devido ao processo de escolarização sobre os estudantes. Também verificou-se a necessidade de se trabalhar uma pedagogia de variação linguística nas escolas, conforme Cyranka (2015), para que haja a reflexão linguística e a construção de uma aprendizagem sociolinguística que amplie tanto a oralidade quanto a escrita dos alunos do ensino fundamental.
ABSTRACT: This article discusses a research carried out with 7th grade students from two state schools in Mato Grosso, in Sinop and Nova Guarita. It aims to verify the change in the pronominal paradigm of the straight case in student texts. A change that occurred due to the insertion of the pronouns 'you' / 'you' and 'the people' by the process of grammaticalization over time (COELHO et al., 2015). The collection of the envelopes of variation occurred through application of Didactic Sequence based on the theories of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). It was observed that the paradigm shift is present in the students 'texts, although the markings in the canonical pronominal paradigm are active due to the students' schooling process. It was also verified the need to work a pedagogy of linguistic variation in schools, according to Cyranka (2015), so that there is linguistic reflection and the construction of a sociolinguistic learning that amplifies both the oral and the writing of the elementary school students.
KEYWORDS: Change; Pronominal Paradigm; Sociolinguistics
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