ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: UM ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E SOCIOCULTURAIS
ANALYSIS OF PORTUGUESE TEACHING BOOKS AS A WELCOME LANGUAGE: A STUDY OF LINGUISTIC AND SOCIOCULTURAL VARIATIONS
Visualizações: 203Palavras-chave:
Variação Linguística;, Português como Língua Estrangeira, Ensino/Aprendizagem, Material DidáticoResumo
Os estudos sociolinguísticos têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da consciência crítica dos docentes acerca dos processos de ensino/aprendizagem de línguas, principalmente no que diz respeito à inclusão das variações linguísticas em materiais didáticos e à necessidade de se discutir abordagens linguístico-discursivas de normas e situações que geram preconceitos linguísticos. O presente trabalho que trata desse tema é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, junto à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O suporte teórico da pesquisa está pautado em estudos de Bortoni-Ricardo (2005), Faraco (2011), Camacho (2011), Carvalho (2004) dentre outros. Para composição do corpus foram selecionados livros didáticos voltados para o ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). Nessa perspectiva, figura-se como objetivo principal a análise crítica e comparativa dos livros Pode Entrar (OLIVEIRA, 2015) e Diga trinta e três... em português! (BRASIL, 2017), observando-se como são abordadas as variações linguísticas e socioculturais. Destarte, pretende-se analisar como os autores conjugaram-nas aos objetivos dos cursos, estrutura das atividades e a composição temática dos livros. Os resultados apontam que esses materiais didáticos abordam variações linguísticas e socioculturais, apesar de evidenciarem a necessidade de aperfeiçoamento de atividades que envolvem contextos reais da língua em uso que favorecem o desenvolvimento da competência comunicativa e das interações sociais dos aprendizes da língua.
ABSTRACT: Sociolinguistic studies have contributed significantly to the development of teachers' critical awareness of language teaching/learning processes, especially regarding the inclusion of linguistic variations in didactic materials and the need to discuss linguistic-discursive approaches to norms and situations that generate linguistic prejudices. The following work that addresses this theme is an excerpt from a master's research in development in the Federal University of the South and Southeast of Pará (Unifesspa). The research theoretical support is based on studies by Bortoni-Ricardo (2005), Faraco (2011), Camacho (2011), Carvalho (2004) among others. Didactic books for teaching/learning Portuguese as a Foreign Language (PLE) were selected to compose the corpus. From this perspective, the main objective is the critical and comparative analysis of the books Pode Entrar (OLIVEIRA, 2015) and Diga trinta e três... em português! (BRASIL, 2017), observing how linguistic and socio-cultural variations are approached. Thus, it is intended to analyze how the authors combined them to the course objectives, activities structure and the books thematic composition. Results show that these teaching materials address linguistic and socio-cultural variations, despite showing the need to improve activities that involve language in real contexts of use that favor the communicative competence development and social interactions of language learners.
KEYWORDS: Linguistic variation; Portuguese as a Foreign Language; Teaching/Learning; Didactic Materials.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.