A NORMA LINGUÍSTICA E AS GRAMÁTICAS DA RAE: UM ESTUDO CONTRASTIVO
THE LINGUISTIC STANDARD AND GRAMMARS OF THE SAR: A CONTRASTIVE STUDY
Visualizações: 82Palavras-chave:
Norma linguística, Gramaticografia, Real Academia Española, EspanholResumo
Neste artigo, buscamos descrever as concepções de língua e norma linguística que são veiculadas em gramáticas produzidas pela Real Academia de Española (RAE) – instituição fundada na Espanha, no início do século XVIII, cuja missão principal é a “defesa da unidade da língua”. Foram feitas análises de excertos de dois manuais da instituição, a saber: Esbozo de una nueva gramática de la lengua española (1982) e Nueva gramática de la lengua española - Manual (2010). Na análise, buscamos identificar de qual concepção de Norma Linguística o discurso normativo da RAE mais se aproxima, observando tanto os capítulos introdutórios quanto um capítulo com descrições propriamente ditas. Apresentaremos, aqui, os resultados obtidos ao longo do projeto, que mostraram uma aproximação maior à visão mais prescritiva do termo norma, apesar de todo o projeto de pan-hispanismo que teve como evento importante a publicação dessas duas obras.
ABSTRACT: In this paper, we describe how concepts such as ‘language’ and ‘linguistic norm’ are presented on the grammars produced by Real Academia Española (RAE) – an institution founded in Spain in the 18th century who claims to have the mission of “defending the unity of the language”. We made an analysis of two books published by RAE: Esbozo de una nueva gramática de la lengua española (1982) and Nueva gramática de la lengua española - Manual (2010). In the analysis, we seek to identify from which conception of Linguistic Norm the normative discourse of RAE comes closest and we have done that by studying the introductory chapters and a chapter with grammatical content from both publications. Here, we present the results of this research, which showed that the content of both of RAE’s books has more closeness to a more prescriptivist vision of said concepts, even though they are a direct result of the whole pan-hispanic politics promoted by the academy.
KEYWORDS: Linguistic norm; Grammaticography; Real Academia Española; Spanish.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.