A CULTURA E A LINGUAGEM NO APAGAMENTO DAS FRONTEIRAS: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES NO BRASIL
Visualizações: 47Palavras-chave:
Cultura; Linguagem; Letramento Crítico; Gêneros Discursivos.Resumo
O contexto da Linguística Aplicada tem desenvolvido pesquisas no sentido de entender e abrir caminhos para facilitar as interações promovidas pelas diferentes línguas que se convergem no território brasileiro, principalmente nos últimos anos, quando passa a receber imigrantes e refugiados, muitos deslocados dos continentes asiático e africano, os quais, quando chegam ao nosso país, na maioria das vezes, se encontram em situações de grande vulnerabilidade. A partir dessa realidade, procuramos promover reflexões sobre o alargamento de fronteiras por meio da cultura, da linguagem e da promoção de um ensino de língua portuguesa com base no Letramento Crítico e nos gêneros discursivos, que integre o refugiado na sociedade. Para abordar o conceito de cultura e sua relação com fronteiras, pautamo-nos em Bakhtin (2010[1929]), Medviedev (2012[1926]), Machado (2013), dentre outros; para refletir sobre o poder da linguagem no apagamento de fronteiras, pautamo-nos, mais especificamente, em Bakhtin/Volochinov (2004[1929]); e, finalmente, para pensar sobre um ensino de língua portuguesa a partir do viés do Letramento Crítico, da Pedagogia Crítica e dos gêneros discursivos, recorremos a Bakhtin (2003[1979]), Freire (2004[1996]), Matos e Valerio (2010), Fogaça et al. (2017), dentre outros. Como resultado, almejamos provocar reflexões sobre um tema que contemporaneamente tem instigado pesquisas, principalmente no sentido de criar políticas linguísticas e educacionais capazes de integrar, com maior humanidade, os imigrantes em situação de vulnerabilidade, na sociedade brasileira.
ABSTRACT: Researches have been developed in Applied Linguistics context to understand and open ways to ease interactions promoted by the different languages that converge in Brazilian territory which received many immigrants and refugees in the recent years. The immigrants mainly come from Asian and African continents and often arrive in our country in great vulnerability. From this reality, we seek to promote reflections in this text on the expansion of borders through culture, language and the promotion of a Portuguese language teaching based on Critical Literacy, Critical Pedagogy and discursive genres that integrate the immigrant into society. In order to approach the concept of culture and its relation with borders, we are guided by Bakhtin (2010 [1929]), Medviedev (2012 [1926]), Machado (2013), among others; to reflect on the power of language in the erasure of frontiers, we are more specific guided by Bakhtin / Volochinov (2004 [1929]); and finally, to think about a Portuguese language teaching from the bias of Critical Literacy, Critical Pedagogy and discursive genres, we resort to Bakhtin (2003 [1979]), Freire (2004 [1996]), Matos and Valerio 2010), Fogaça et al. (2017), among others. As a result, we aim to provoke reflections on a theme that has at the same time instigated research, mainly in the sense of creating linguistic and educational policies capable of integrating immigrants with greater humanity into Brazilian society.
KEYWORDS: Culture; Language; Critical Literature; Discursive Genres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.