UM PANORAMA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS APÓS UMA DÉCADA DA PRIMEIRA TURMA FORMADA (2011-2021)
AN OVERVIEW OF UNDERGRADUATE COURSES IN LETRAS-LIBRAS AFTER A DECADE OF THE FIRST GRADUATING CLASS (2011-2021)
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https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v13i39.8189Palavras-chave:
Brasil, Graduação, Letras-Libras, e-MEC, MapeamentoResumo
A graduação em Libras no Brasil é relativamente recente, se comparada aos cursos que tiveram início no país, na época do império, assim, estudar uma ‘jovem’ graduação é ter a possibilidade de vislumbrar as evoluções e/ou involuções que esta foi tomando e nesse sentido, o objetivo do presente estudo é apresentar um panorama dos cursos de graduação em atividade em Libras no Brasil no ano de 2021, com exceção da graduação em pedagogia bilíngue. Para alcançar tal objetivo, nos valemos do sistema de dados oficial e-MEC, a fim de, por meio dos dados levantados, identificar como estão esses cursos após 10 anos da primeira turma formada (2011 - 2021), e assim, perceber as formas com que a referida graduação foi tomando ao longo dos anos. A pesquisa em tela é descritiva e utiliza-se da análise qualitativa. Como principais resultados, decorrentes da análise dos dados coletados no e-MEC, sobre os cursos de graduação em Libras no ano de 2021, foi possível identificar que: a) um aumento substancial das vagas, b) a iniciativa privada é a maior responsável pelo quantitativo de vagas, sobretudo no tocante a educação a distância (EaD) – que vislumbrou um potencial mercado, c) todas as regiões do país tem a graduação em Libras e d) as Instituições Federais são, as pioneiras e responsáveis pela capilarização de tal graduação pelo país.
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Referências
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