A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA ALEMÃ NA FALA DOS BRASILEIROS: ESTUDOS PRELIMINARES
Visualizações: 82Keywords:
Sociolinguística, Língua e cultura alemã, Aspectos linguístico-gramaticais, Variantes, Português brasileiroAbstract
Este texto é resultante de uma pesquisa de cunho sociolinguístico realizada pelas autoras com o objetivo de entender a influência da língua alemã nas variedades linguísticas dos brasileiros. Para isso, selecionamos dois vídeos que circulam na internet, que são: Willmutt contra a dengue (2008) e Vila Sésamo: língua alemã (2010) e foram acrescidos mais dois inéditos, sendo: Entrevista da migrante alemã sobre alimentação (2016) e Entrevista da migrante alemã sobre as diferenças culturais, geográficas e linguísticas entre o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso (2016), para servirem de contraponto às análises. No corpus, foram analisados os aspectos sintáticos, morfológicos, morfossintáticos, lexicais e discursivos. Como pressupostos teóricos, usamos conceituações de Seyferth (1993); Oliveira (2005); Othero (2005); Bagno (2007); Gorski e Coelho (2009); Marconi e Lakatos (2011); Hora e Aquino (2012); Boulos Junior (2013); Silva (2013); Hora (2014); Kozinets (2014); Ferrarezi Junior e Carvalho (2015); França, Ferrari e Maia (2016); Gorski e Valle (2016); Redel e Martiny (2016); Soares (2016), entre outros. Os resultados mostram que as marcas da língua e da cultura alemã estão presentes não só entre as comunidades falantes de descendentes, mas no próprio vernáculo do Português brasileiro, e já fazem parte de nossa identidade linguístico-cultural.
ABSTRACT: This text is the result of a sociolinguistic research carried out by the authors in order to understand the influence of the German language on the Brazilians linguistic varieties. To developed the study we selected two videos that circulate on the internet: Willmutt against dengue (2008) and Sesame Street: German language (2010). We also included other two unpublished ones, to serve as a counterpoint to the analyzes: Interview with a German migrant about food (2016) and Interview of a German migrant on the cultural, geographic and linguistic differences between Rio Grande do Sul and Mato Grosso (2016). In the corpus, the syntactic, morphological, morphosyntactic, lexical and discursive aspects were analyzed. As theoretical assumptions, we use concepts from Seyferth (1993); Oliveira (2005); Othero (2005); Bagno (2007); Gorski and Coelho (2009); Marconi and Lakatos (2011); Hora and Aquino (2012); Boulos Junior (2013); Silva (2013); Hora (2014); Kozinets (2014); Ferrarezi Junior and Carvalho (2015); França, Ferrari and Maia (2016); Gorski and Valle (2016); Redel and Martiny (2016); Soares (2016), among others. The results show that the marks of German language and culture are present not only among the speaking communities of descendants, but also in the vernacular of Brazilian Portuguese, and are already part of our linguistic-cultural identity.
KEYWORDS: Sociolinguistics; German language and culture; Linguistic-grammatical aspects; Variants; Brazilian Portuguese.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.