A intrínseca relação entre o ensino de Língua Inglesa e o senso de identidade do aprendiz: um estudo aplicado
Visualizações: 54Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar a intrínseca relação entre o senso de identidade do aluno de segunda língua no processo de ensino-aprendizado de Língua Inglesa, amparando-se, em especial, nos pressupostos teóricos de Rajagopalan (2003, 2012, 2013). Busca-se, para tanto, resgatar aspectos que circunscrevem a língua inglesa no contexto global, na influência cultural e dominante norte-americana e no estado da arte do ensino de língua estrangeira no Brasil. A desterritorialidade do seu status de língua franca é incoerente com a sua atribuição política de commodity, como é tratado no ensino brasileiro, culminando em um sentimento de inferioridade e subalternidade, de profundas implicações no aprendizado. Desta forma, propõe-se, na conseguinte pesquisa, a aplicação de um instrumento de sondagem de senso de identidade e da compreensão do idioma como língua franca, nos programas de extensão, de vigência na Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2018, campus Cascavel, Programa de Ensino de Línguas (PEL), aberto à comunidade externa, o programa Paraná Fala Inglês (PFI), restrito à comunidade interna da universidade, e alunos da rede particular e privada em Cascavel. O corpus da pesquisa foi analisado no Software WordSmith Tools, possibilitando o mapeamento do discurso dos alunos. Aportado, então, pela Linguística de Corpus, o armazenamento e processamento dos dados ressaltou que a maioria dos alunos sente-se confiante com relação ao seu próprio processo de aprendizagem do ESL. No entanto, foram identificados sentimentos de insegurança nesse mesmo processo, atrelados a uma concepção territorialista, de supremacia política e linguística, assumida a partir de um lugar de fala de subalternidade, além do sentimento de obrigação de dominar o idioma, tomando o falante nativo como parâmetro, o que vai de encontro à compreensão de World English.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.