POR UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O FENÔMENO ENCLÍTICO
A PROPOSAL FOR DEALING WITH LINGUISTIC VARIATION IN THE TEACHING OF PORTUGUESE: THE ENCLITIC PHENOMENON
DOI:
https://doi.org/10.61389/sociodialeto.v15i44.8625Palavras-chave:
Variação Linguística, Ênclise, Ensino de PortuguêsResumo
Neste artigo, há o interesse em discutir o tratamento da variação linguística no ensino de Português. Nesse âmbito, a pesquisa aborda, especificamente, o fenômeno enclítico a partir da comparação entre os pressupostos da Sociolinguística Variacionista, de William Labov, e das gramáticas normativas. Dessa maneira, Cunha & Cintra (2017), Lima (2011), Castilho (2014) e Perini (2005) foram utilizados como suporte teórico para a análise do fenômeno nas gramáticas. Já no que tange ao enfoque sociolinguístico, Faraco (2008) e Bagno (2001) foram considerados para explicar os conceitos de norma e seus critérios, seguidos pela teoria dos três contínua de Bortoni-Ricardo (2005). As análises foram realizadas em trechos retirados das gramáticas e de obras de Clarice Lispector e Martha Medeiros, autoras da Literatura Brasileira. Diante disso, o estudo indicou que os teóricos têm visões diversas sobre o conceito de língua, alguns destacando a distinção entre “certo” e “errado”, enquanto outros adotam uma abordagem mais flexível. Além disso, verificou-se que as escritoras literárias seguem os critérios da norma culta escrita e se diferenciam em alguns pontos dos três contínua. Por fim, no contexto do fenômeno enclítico presente nas obras das autoras, notou-se uma convergência com o traço descontínuo que levou a questão temporal em consideração.
Downloads
Referências
ALKMIN, Tânia. Sociolinguística: Parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Cristina. Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2001.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola , 2003.
BAGNO, Marcos. Norma linguística. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegemu na escola, e agora?. São Paulo: Parábola, 2005.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
COELHO, Izete Lehmkuhl et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
LIMA, Carlos Henrique da Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MEDEIROS, Martha. Coisas da vida: crônicas. Porto alegre: L&PM Editores, 2012.
MEDEIROS, Martha. Doidas e santas. 20. ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.
MELO, Thiago Benitez de; SANTOS, Maria Elena Pires. Norma culta ou curta? Reflexões teóricas acerca do ensino de língua portuguesa. EntreLetras, Araguaína, v. 4, n. 1, p. 48-62, 2013.
PERINI, Mário Alberto. Gramática descritiva do português. 4. ed. São Paulo: Ática, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.