UM RETRATO DO(S) FALAR(ES) BRASILEIRO(S) ATRAVÉS DE ESTUDOS MONOGRÁFICOS DA 2ª FASE DA DIALETOLOGIA BRASILEIRA: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E SINGULARIDADES
Visualizações: 40Keywords:
Dialetologia. Português europeu x português brasileiro. Falares brasileiros.Abstract
A ideia de língua como sistema homogêneo tem sido rebatida pelas pesquisas sociolinguísticas, dialetológicas e no âmbito da Linguística Histórica que concordam, como quer Faraco (2005, p. 31), que “toda e qualquer língua é um conjunto heterogêneo de variedades”. Nesse bojo, as pesquisas dialetológicas, em especial, têm encontrado um vasto campo de trabalho nas variedades observadas nos diferentes espaços geográficos. Nessa esteira, este trabalho tem o objetivo de oferecer um retrato da Língua Portuguesa, através da variação linguística apresentada em obras de referência da segunda fase dos estudos dialetológicos, a saber: O idioma do hodierno Portugal comparado com o do Brazil, de José Jorge Paranhos da Silva; O dialeto caipira, de Amadeu Amaral; A língua do Nordeste, de Mário Marroquim; e, O linguajar carioca em 1922, de Antenor Nascentes. A hipótese aqui confirmada é a de que a descrição dos fenômenos de variação apontados pelos autores pode, pois, contribuir para a construção do conhecimento sobre a variação espacial em Língua Portuguesa, além de fornecer pistas para processos de mudança concluídos nessa língua, além de comprovar, como defende Faraco (2005, p. 34) que “qualquer parte da língua pode mudar, desde aspectos da pronúncia até aspectos de sua organização semântica e pragmática”.
ABSTRACT: The idea of language as a homogeneous system has been countered by sociolinguistic, dialecological and historical linguistic research that agrees, as Faraco (2005) points out, that "every language is a heterogeneous set of varieties". In this context, dialecological researches, in particular, have found a vast field of work in the varieties observed in the different geographical spaces. In this vein, this work has the objective of offering a portrait of the Portuguese Language, through the linguistic variation presented in reference works of the second phase of dialecological studies, namely: O idioma do hodierno Portugal comparado com o do Brazil, by José Jorge Paranhos da Silva; O dialeto caipira, by Amadeu Amaral; A língua do Nordeste, by Mario Marroquim; and, O linguajar carioca em 1922, by Antenor Nascentes. The hypothesis confirmed here is that the description of the variation phenomena pointed out by the authors can therefore contribute to the construction of the knowledge about the spatial variation in Portuguese Language, besides providing clues to the change processes concluded in that language, besides proving, as Faraco (2005, 34) argues that "any part of the language can change from aspects of pronunciation to aspects of its semantic and pragmatic organization."
KEYWORDS: Dialetology. Portuguese vs. Brazilian Portuguese. Brazilian Speakings.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.