SOCIOLINGUÍSTICA E LIVRO DIDÁTICO: A IMPORTÂNCIA CONSTITUÍDA AS CAPAS E O ESQUECIMENTO DO ENSINO A VARIAÇÃO DA LÍNGUA (GEM)
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Sociolinguística, Variação Linguística, Ensino, Livro didáticoAbstract
Este artigo fundamenta-se nos constructos teóricos da Sociolinguística, especialmente na Sociolinguística Educacional e traz à luz uma investigação acerca de um livro didático de Língua Portuguesa: língua e cultura – Volume único destinado ao Ensino Médio, com edição de 2003, escrito por Carlos Alberto Faraco. Esta pesquisa é resultado das discussões em sala de aula na Disciplina Tópicos em Sociolinguística, vivenciadas no 1° Semestre do Doutorado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso, que trata das relações entre os sujeitos, a Universidade e a escola. O objetivo é demostrar no material didático a importância dada ao ensino da variação na língua, não constituindo assim, apenas a importância dada as capas como são direcionados/escolhidos os livros didáticos de hoje. Tendo em vista que somos professores e nossa condição é ensinar, pretendemos discutir a influência do ensino da língua, variação e heterogeneidade, compreendendo-a como resultado de uma diversidade de fatores socioculturais de uma comunidade linguística e constituindo ao aluno o saber das diferenciações que transitam à língua.
ABSTRACT: This article is based on the theoretical constructs of Sociolinguistics, especially in Educational Sociolinguistics and brings to light an investigation about a textbook of Portuguese Language: language and culture - Single volume destined to High School, with edition of 2003, written by Carlos Alberto Faraco. This research is the result of the classroom discussions in the Topics in Sociolinguistics Course, which were held in the 1st Semester of the PhD in Linguistics by the State University of Mato Grosso, which deals with the relations between the subjects, the University and the school. The objective is to demonstrate in the didactic material the importance given to the teaching of variation in the language, not constituting thus only the importance given to the covers as the textbooks are directed/chosen today. Since we are teachers and our condition is to teach, we intend to discuss the influence of language teaching, variation and heterogeneity, understanding it as a result of a diversity of sociocultural factors of a linguistic community and constituting to the student the knowledge of the differentiations that transit the language.
KEYWORDS: Sociolinguistics; Linguistic variation; Teaching; Textbook.
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