LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA: O ALUNO SURDO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM BASE NO DECRETO 5.526/2005
Visualizações: 30Keywords:
Educação de surdos, Libras, Decreto 5.626/2005, InclusãoAbstract
O Decreto 5.626/2005 que a regulamenta a Libras, explana entre outras coisas sobre a educação de surdos; o modo como estes indivíduos estarão na rede regular de ensino; dispõe ainda sobre os recursos obrigatórios, entre eles o profissional intérperte/tradutor de Libras. Entretanto, muitas pesquisas, que vêm sendo realizadas na área, destacam grande ineficiência no que se refere ao sucesso escolar desses sujeitos. Assim, objetiva-se neste trabalho, analisar a aplicabilidade das políticas inclusivas no tocante à escolarização de surdos, destacando o que preconiza o já citado Decreto. O estudo realizou-se a partir de pesquisa bibliográfica e documental baseando-se em autores, tais como: Chahini (2016), Ainscow (2009), Brasil (2002, 2005), entre outros. O trabalho se justifica pela importância de refletir sobre a relação Lei e prática, uma vez que, a inclusão dos surdos torna-se essencial na sua formação enquanto cidadãos independentes e capacitados cognitivamente. Os resultados da pesquisa apontam que há uma grande lacuna entre a Lei e a concretização em sala de aula. O Decreto dispõe de alguns aspectos que são ausentes na prática educacional, propiciando assim para o insucesso na educaçaõ de surdos. Vale destacar a importância de políticas educativas mais direcionadas aos surdos que possuam currículos também pensando nesses sujeitos, bem como, a implementação de salas de recursos em todas as escolas, pois este é um importante aspecto que a Lei assegura no papel, mas na prática não acontece.
ABSTRACT: The Decree 5.626 / 2005 that regulates Libras, explains among other things about the education of the deaf; how these individuals will be in the regular school system; It also provides for compulsory resources, including the Libras interpreter / translator. However, many researches that are being conducted in the area highlight great inefficiencies regarding the academic success of these subjects. Thus, the objective of this paper is to analyze the applicability of inclusive policies regarding deaf schooling, highlighting what the said Decree says. The study was based on bibliographic and documentary research based on authors such as: Chahini (2016), Ainscow (2009), Brazil (2002, 2005), among others. The work is justified by the importance of reflecting on the relationship Law and practice, since the inclusion of the deaf becomes essential in their formation as independent and cognitively enabled citizens. The survey results indicate that there is a large gap between the Law and classroom achievement. The Decree has some aspects that are absent in educational practice, thus providing for failure in deaf education. It is worth mentioning the importance of more deaf education policies that have curricula also thinking about these subjects, as well as the implementation of resource rooms in all schools, as this is an important aspect that the law assures on paper, but in practice not It happens.
KEYWORDS: Deaf Education. Libras. Decree 5.626/2005. Inclusion
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.