O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO: UMA ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Visualizações: 194Keywords:
Ensino;, Gênero discursivo;, História em quadrinhos.Abstract
Neste trabalho, analisa-se o gênero história em quadrinhos (HQs) como objeto de ensino em Língua Portuguesa. Para tanto, foi selecionado um exemplar do livro didático de Língua Portuguesa adotado por uma escola do campo em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa traz um breve histórico das HQs e a utilização desse gênero na sala de aula. A HQs é tomada na pesquisa como gênero do discurso na perspectiva bakhtiniana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Considerando que as HQs eram utilizadas como meio de ilustração para textos ou como auxílio para a aplicação de algum conteúdo que se exige uma explicação mais visual, esta pesquisa tem sua relevância ao mostrar que as HQs trazem diversos elementos considerados fundamentais ao processo de ensino e aprendizagem da língua(gem), já que esse tipo de gênero possui em sua composição dois tipos de linguagem: verbal e não verbal.
ABSTRACT: In this paper, we analyze the comic books genre (HQs) as an object of teaching in Portuguese language. For this purpose, we selected a copy of the Portuguese Language textbook adopted by a rural school in a 9th grade Elementary School class. The research brings a brief history of HQs and the use of this genre in the classroom teaching. HQs is taken in research as a discursive genre in the Bakhtinian perspective. This is a bibliographic research, with a qualitative approach. Whereas HQs were used as a means of illustration for texts or as an aid to teach some content that requires a more visual explanation, this research has its relevance in trying to show that the HQs they bring several elements considered fundamental to the language teaching and learning process, since this discursive genre has in its composition two types of language: verbal and non-verbal.
KEYWORDS: Teaching; Discursive genre; Comic books.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.