ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: REFLEXÕES E PROXIMIDADES COM A ETNOGRAFIA
Visualizações: 80Keywords:
Sociolinguística Variacionista. Variação linguística. Mudança linguística. Etnografia.Abstract
No escopo da Linguística Aplicada, encaixam-se as pesquisas que defendem e investigam a estreita relação entre língua(gem) e sociedade, ou seja, os estudos pertencentes ao campo científico da Sociolinguística Variacionista, que teorizam e comprovam metodologicamente que fatores sociais interferem diretamente nos processos de variação e mudança nas estruturas da língua. Além disso, a importância desse campo da Linguística Aplicada deve-se ao fato de ele fornecer aos sujeitos falantes uma maior capacidade de refletir sobre a língua que usam, dando-se conta dela como um sistema dinâmico, concreto e heterogêneo. Dada essa relevância da Sociolinguística Variacionista, o presente artigo tem por objetivo descrever e refletir sobre o seu modelo teórico-metodológico. Pôde-se concluir que a metodologia na Sociolinguística Variacionista tem, sobretudo, um viés próprio, devido os passos procedimentais serem altamente direcionados. Não obstante esse caráter peculiar, é possível identificar traços metodológicos da etnografia nas pesquisas sociolinguísticas, de forma pontual nas realizadas em comunidades de fala e de forma mais efetiva nas que escolhem fazer investigação em comunidades de prática.
ABSTRACT: In the scope of Applied Linguistics, the research that defends and investigates the close relationship between language and society, that is, studies belonging to the scientific field of Sociolinguistic Variationist, which theorize and prove methodologically that social factors directly interfere in the processes of variation and change in the structures of the tongue. Moreover, the importance of this field of Applied Linguistics is due to the fact that it provides the talking subjects with a greater ability to reflect on the language they use, realizing it as a dynamic, concrete and heterogeneous system. Given this relevance of The Variationist Sociolinguistics, this article aims to describe and reflect on its theoretical-methodological model. It was concluded that the methodology in Sociolinguistic Variationist has, above all, its own bias, due to the procedural steps being highly directed. Despite this peculiar character, it is possible to identify methodological traits of ethnography in sociolinguistic research, punctually in those performed in speech communities and more effectively in those who choose to do research in communities of practice.
KEYWORDS: Sociolinguistic Variationist. Linguistic variation. Linguistic change. Ethnography.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.