VARIAÇÃO DIATÓPICA DO /l/ PÓS-VOCÁLICO EM COMUNIDADES BAIANAS
Visualizações: 111Keywords:
Dialetologia; Geolinguística; Variação diatópica; /l/ pós-vocálico.Abstract
No português brasileiro (PB), o fonema /l/ sofre variações em final de sílaba, realizando-se de diferentes formas, a exemplo das palavras “sal”, “alto” e “bolso” que, respectivamente, podem ser realizadas como “sa[w]”, “sa[ł]” ou “sa[Ø]”, “a[w]to”, “a[ł]to” ou “a[h]to” e “bo[w]so”, “bo[ł]so”, “bo[h]so” ou “bo[Ø]so”. No território baiano, estudos apontam uma tendência à mudança em favor da variante semivocalizada [w], Teixeira (1988) e Santos (2015; 2017). O objetivo deste artigo é apresentar a análise da realização de /l/ em posição final de sílaba na fala de comunidades baianas, confrontando duas variedades do português brasileiro: urbana e rural, perseguindo o viés diatópico do modelo metodológico da Geolinguística.
ABSTRACT: In brazilian portuguese (PB), the phoneme /l/ undergoes variations in post-vowel position, taking place in different ways, such as the words “sal”, “alto” and “bolso” which, respectively, can be performed as “sa[w]”, “sa[ł]” or “sa[Ø]”, “a[w]to”, “a[ł]to” or “a[h]to” and “bo[w]so”, “bo[ł]so”, “bo[h]so” or “bo[Ø]so”. In Bahia, studies show a tendency to change in favor of the semivocalized variant [w], Teixeira (1988) and Santos (2015; 2017). The objective of this article is to present the analysis of the realization of /l/ in the final syllable position in the speech of baiana communities, confronting two varieties of brazilian portuguese: urban and rural, pursuing the diatopic bias of the methodological model of Geolinguistics.
KEYWORDS: Dialectology; Geolinguistics; Diatopic variation; /l/ in coda.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.