ENTRE RAIOS E CORISCOS: ESTUDO GEOLINGUÍSTICO EM MINAS GERAIS NOS DADOS DO ALiB E DO EALMG
Visualizações: 77Keywords:
Variação lexical. Fenômenos atmosféricos. Atlas linguísticos. Minas Gerais.Abstract
Este texto apresenta uma discussão acerca da variação lexical no Estado de Minas Gerais pautando-se em dados geolinguísticos documentados no corpus do Projeto Atlas Linguístico do Brasil - ALiB e nas cartas do Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais - EALMG (RIBEIRO et al. 1977). São estudados os designativos que recobrem os conceitos para três questões do Questionário Semântico-Lexical do ALiB (COMITE NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001), a saber: relâmpago (QSL 8), raio (QSL 9) e trovão (QSL 10,) registrados na fala de 92 informantes urbanos de 23 cidades mineiras. As variantes elicitadas no corpus do ALiB são comparadas com as que se encontram nas cartas 16 e 18 do EALMG, atlas rural. O objetivo deste texto é discutir a variação e a mudança linguística na fala mineira e a divisão dos falares de Minas Gerais proposta por Zágari (2005 [1998]). O estudo revelou que há diferenças na variação lexical considerando ambos os atlas, sobretudo, nos que tange ao uso do vocábulo corisco para denominar o raio, havendo uma mudança em progresso quase concluída, dado o perfil dos informantes e a distribuição diatópica do item. Quanto à divisão dialetal do território, os dados não confirmam a tripartição de Zágari (2005 [1998]), considerando os corpora analisados.
ABSTRACT: This article sets out a discussion about lexical variation in the State of Minas Gerais based on geolinguistic data, which are documented in the corpus of the Atlas Linguistic Project of Brazil – AliB and in the letters of the Outline of a Linguistic Atlas of Minas Gerais – EALMG (RIBEIRO et al. 1977). Designations covering concepts for three questions from the ALiB Semantic-Lexical Questionnaire are studied (ALiB PROJECT NATIONAL COMMITTEE, 2001), namely, lightning (SLQ 8), thunderbolt (SLQ 9) and thunder (SLQ 10,) recorded from 92 urban informants speeches from 23 cities in Minas Gerais. Variants elicited from the ALiB corpus are compared with those found in letters 16 and 18 of the EALMG, rural atlas. This article aims to discuss the linguistic variation and change in Minas Gerais speech and Minas Gerais speech division proposed by Zágari (2005 [1998]). The study revealed that there are differences in lexical variation considering both atlases, especially regarding the use of the word spark to name the word thunderbolt, there is a change in progress almost completed, given the informants profile and the diatopic distribution of the item. As for the dialectal division of the territory, data do not confirm the tripartition of Zágari (2005 [1998]), considering the analyzed corpora.
KEY WORDS: Lexical variation. Atmospheric phenomena. Linguistic atlases. Minas Gerais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.