CONCORDÂNCIA VERBAL DE P6 NO PORTUGUÊS AFRO-BRASILEIRO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA RIO DAS RÃS NO TERRITÓRIO VELHO CHICO
Visualizações: 24Keywords:
Comunidade Rio das Rãs; Concordância verbal; SociolinguísticaAbstract
Neste artigo, analisa-se a concordância verbal de P6 no vernáculo, em termos laboviano, na comunidade quilombola Rio das Rãs no Território Velho Chico, localizada no município de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, foram adotados os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1972-2008; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968-2006). A amostra analisada é constituída por 24 informantes, considerando perfis sociais como: (a) Sexo (12 do sexo masculino e 12 do sexo feminino); (b) Faixa etária (08 jovens –25 a 35 anos; 08 adultos – 45 a 55 anos; 08 idosos – com mais de 65 anos); (c) Grau de escolaridade (sem escolarização e semiescolarizados); (d) Exposição à mídia; e (e) Redes de relações sociais. Esses inquéritos, resultantes de coleta de fala espontânea, foram transcritos e submetidos ao Programa Estatístico GoldVarb X. Tomando esse corpus como base, foram considerados alguns grupos de variáveis linguísticas e extralinguísticas, na tentativa de explicar quais fatores estariam motivando a marcação da concordância verbal de P6. Os grupos de fatores controlados pelo Programa Goldvarb X como de maior relevância para a ocorrência de concordância verbal de P6 foram: realização e posição do sujeito, concordância nominal no sujeito, faixa etária e sexo.
ABSTRACT: In this article, we analyze the Verbal concordance of P6 in the vernacular, in Labovian terms, in the quilombola community Rio das Rãs in Velho Chico Territory, located in the municipality of Bom Jesus da Lapa - BA. For that, the theoretical-methodological assumptions of the Theory of Variation and Linguistic Change (LABOV, 1972-2008; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968-2006) were adopted. The sample analyzed consisted of 24 informants, considering social profiles such as: (a) Sex (12 males and 12 females); (b) Age group (08 young people - 25 to 35 years old, 08 adults - 45 to 55 years old, 08 elderly people - over 65 years old); (c) Degree of schooling (without schooling and semi-schooled); (d) Media exposure; and (e) Networks of social relations. These surveys, resulting from the collection of spontaneous speech, were transcribed and submitted to the GoldVarb X Statistical Program. Taking this corpus as a basis, some groups of linguistic and extralinguistic variables were considered in an attempt to explain which factors were motivating the marking of verbal agreement of P6. The groups of factors controlled by the Goldvarb X Program as being of greater relevance for the occurrence of verbal agreement of P6 were: achievement and position of the subject, the nominal agreement in the subject, age group and sex.
KEYWORDS: Rio das Rãs Community; Verbal Concordance; Sociolinguistic Variationist.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.