CONTRIBUIÇÕES DO ESBOÇO DE UM ATLAS LINGUÍSTICO DE MINAS GERAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Variação Linguística, Atlas Linguísticos, Ensino de Língua PortuguesaAbstract
Neste artigo, visa-se propor reflexões sobre as contribuições de atlas linguísticos para o ensino de língua materna nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, examinam-se duas cartas linguísticas lexicais, a carta 1: Arco Íris e a carta 30: Bolinha de Gude, do Esboço de um Atlas Linguístico de Minas Gerais - EALMG - (RIBEIRO, et al., 1977), com o intento de desenvolver atividades didáticas para o alunado do ensino fundamental II . Dessa forma, a pesquisa fundamenta-se no aporte teórico da Dialetologia e da Geolinguística (ALKIMIM 2009), (BRANDÃO, 1991), (CARDOSO, 2010), (COSERIU 1987), (PAIM 2016), (ROMANO 2013), (SILVA NETO1957), (VIEIRA 1999), (ZÁGARI 2013 [1998; 2005]). Espera-se com este estudo contribuir com os estudos sobre as variações linguísticas em sala de aula no ensino básico, sobretudo, as de ordem diatópica, por meio de atividades que levem o aluno a refletir sobre preconceitos e estereótipos linguísticos e sobre a diversidade linguística existente em Minas Gerais. Assim sendo, além de discutir sobre a relevância dos atlas linguísticos para o conhecimento e para a descrição da multiplicidade de falares do Brasil, em particular, os falares de Minas Gerais, discute-se a contribuição desses estudos para o ensino da variação diatópica nas aulas de língua portuguesa.
ABSTRACT: In this article, we aim to propose reflections on the contributions of linguistic atlases to the teaching of mother tongue in Portuguese language classes. For that, two lexical linguistic maps are examined, map 1: Arco Íris (rainbow) and map 30: Bolinha de Gude (marbles) from the Draft of a Linguistic Atlas of Minas Gerais - EALMG - (RIBEIRO, et al., 1977), to develop didactic activities for the students of elementary school II. Thus, the research is based on the theoretical contribution of Dialectology and Geolinguistics (ALKIMIM 2009), (BRANDÃO, 1991), (CARDOSO, 2010), (COSERIU 1987), (PAIM 2016), (ROMANO 2013), (SILVA NETO1957), (VIEIRA 1999), (ZÁGARI 2013 [1998; 2005]).This study is expected to contribute to studies on linguistic variations in the classroom, especially diatopic ones, through activities that lead students to reflect on prejudices and linguistic stereotypes and linguistic diversity in Minas Gerais. Therefore, beyond discussing the relevance of linguistic atlases for the knowledge and description of the multiplicity of speeches from Brazil, in particular, those from Minas Gerais. The contribution of these studies to the teaching of diatopic variation in Portuguese language classes is discussed.
KEYWORDS: Linguistic variation; Linguistic atlases; Portuguese Language Teaching.
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