REFLEXÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DE ESCRITA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: UMA ABORDAGEM SOBRE AS SEGMENTAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS

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Autores/as

  • Ariane Bones Budke Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sanimar Busse Unioeste

Palabras clave:

Ensino; Aquisição da escrita; Variação lingüística; Hiper/hipossegmentação

Resumen

RESUMO: Neste trabalho apresentam-se os resultados de parte da pesquisa realizada para a elaboração do projeto de monografia intitulado “Análise da hiper e hipossegmentação em produções escritas do Ensino Fundamental”. Esse artigo traz considerações sobre a aquisição da escrita em contextos multilíngues, sobre o lugar da variação linguística no ensino e reflexões sobre a segmentação não convencional da escrita, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem como pressupostos básicos uma fundamentação teórica em Abaurre (1981, 2013), Bortoni-Ricardo (2005, 2006), Busse (2013), Capristano (2010), Chacon (2004, 2005, 2006), Cristófaro et al (2006), Cunha (2010a, 2010b), Cunha e Miranda (2007), Ferreiro e Teberosky (2008), Tanini (2011), entre outros autores. Ao considerar que a escola tem grande importância no papel de dar ao aluno as capacidades necessárias para utilizar e normalizar a língua nos diferentes contextos, objetivou-se fomentar algumas discussões e reflexões sobre o tratamento da variação linguística nas aulas de língua, considerando a oralidade, a leitura, a fala e a escrita, sendo essa abordagem essencial para o trabalho com a língua que está em constante evolução.

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Publicado

2019-04-07

Cómo citar

Bones Budke, A., & Busse, S. (2019). REFLEXÕES SOBRE A AQUISIÇÃO DE ESCRITA EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES: UMA ABORDAGEM SOBRE AS SEGMENTAÇÕES NÃO CONVENCIONAIS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 486–505. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7810