AÇÕES COLABORATIVAS: A FORMAÇÃO CONTINUADA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
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A modernização nos modos de comunicação promovidos pelos avanços tecnológicos criou novas formas de interação social, mas, ao mesmo tempo, oferecem diferentes recursos que podem ser utilizados nas relações sociais. A escola, como instituição formadora, precisa se apropriar dessas inovações para habilitar toda a comunidade escolar para as novas exigências da vida em sociedade. No entanto, nem sempre o professor se encontra preparado para esses novos desafios, especialmente, no que se refere ao uso das tecnologias. À vista dessa problemática, este trabalho tem por objetivo refletir teoricamente sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional, apresentando a pesquisa colaborativa como alternativa para a formação continuada do professor no que se refere aos usos das tecnologias digitais. Teoricamente este trabalho se ampara em Rajagopalan (2014; 2013; 2003), Cavalcanti (2013), Moran (2013), Rojo (2012), Costa-Hübes (2008), Magalhães (2004) entre outros teóricos essenciais a essa discussão. O levantamento teórico demonstra a carência e a necessidade de formação inicial e continuada para os professores, que os forme para o uso das novas mídias, neste sentido, a pesquisa colaborativa se mostra como a metodologia mais apropriada para suprir essa demanda, uma vez que valoriza o conhecimento do professor e o possibilita reflexões e construções tanto no que se refere à teoria quanto à prática, considerando as reais necessidades dos alunos e os processos de interações comunicativas concretas que se dão na sociedade contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada; Tecnologias de Informação e Comunicação; Pesquisa colaborativa
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