A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM NAS SÉRIES INICIAIS E O ENSINO DE GRAMÁTICA

IMPACTOS E RECUOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Visualizações: 53

Autores/as

  • HELCIUS BATISTA PEREIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA
  • CLAUDIA VALERIA DONÁ HILA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

Palabras clave:

Base Curricular Nacional Comum. Ensino de gramática. Teoria enunciativo-discursiva da linguagem.

Resumen

Neste artigo, avaliamos como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) propõe o ensino da gramática no Fundamental I. Para tanto, revisitaremos, também, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com os quais a Base mantém uma relação de filiação, explicitada textualmente. Como ambos assumem oficialmente uma concepção de linguagem de base dialógica e interacionista, pautadas, sobretudo, nos estudos enunciativos de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo, também recuperaremos aqui esta perspectiva teórica, à qual tomamos com suporte, enquanto pesquisadores, no trabalho de avaliação das práticas de ensino propostas no documento ora homologado. Para a avaliação das propostas de conteúdo e de atividade sugeridos pela Base, consideraremos três pontos principais: 1) o quanto o documento se manteve fiel à concepção de que as escolhas gramaticais são parte do “estilo” de um dado “gênero discursivo”; 2) o quanto manteve coerente à concepção de que as atividades de “análise linguística” não se constituem como um eixo isolado e independente dos eixos da oralidade e da escrita, e 3) o quanto o preservou a orientação de que a atividade reflexiva sobre a linguagem deve ser centrada no texto - e não em unidades fragmentadas como a palavra e a oração. Nossa análise apontou que a Base, tal qual homologada, permite uma interpretação de que os conteúdos gramaticais possuem status de objetos de ensino autônomos, havendo o risco da validação de práticas de ensino tradicionais da Língua Portuguesa, baseadas em perspectivas prescritivas da linguagem. E, neste sentido, a Base possibilita práticas incompatíveis com as orientações dos PCN e da perspectiva teórica ao qual se propõe fundamentar-se.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CLAUDIA VALERIA DONÁ HILA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá, onde sempre atuou como professora de estágio supervisionado de língua portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, projetos didáticos na escola; sequências didáticas na escola; gêneros discursivos e a prática da leitura, da escrita e da análise linguística.

Publicado

2019-04-07

Cómo citar

PEREIRA, H. B., & HILA, C. V. D. (2019). A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM NAS SÉRIES INICIAIS E O ENSINO DE GRAMÁTICA: IMPACTOS E RECUOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 21–44. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7899