O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE O ENSINO DE GRAMÁTICA E A REFLEXÃO LINGUÍSTICA

Visualizações: 52

Autores/as

  • César Augusto González IF-Far
  • Maitê Moraes Gil IFRS

Palabras clave:

PNLD; ensino de gramática; reflexão linguística.

Resumen

Neste estudo, busca-se traçar considerações sobre a posição do livro didático no contínuo entre o ensino de gramática e a reflexão linguística. Propõe-se uma investigação sobre o trabalho com as formas linguísticas proposto por duas coleções de Língua Portuguesa e, simultaneamente, o apontamento de questões acerca dos impactos do Programa Nacional do Livro Didático sobre esse tipo de tarefa. A análise foi guiada por cinco subquestões e dividida em duas etapas, sendo a primeira de descrição dos dados, os quais foram, na segunda etapa, alvo de reflexão. A partir disso, pode-se traçar considerações acerca do tratamento dado aos textos mobilizados para a tematização de formas linguísticas (especificamente, metáfora e concordância verbal) e da abordagem às próprias formas. Inicialmente, entende-se que os textos tinham como objetivo o ensino de gramática e, geralmente, os seus sentidos não foram trabalhados. Ainda, o trabalho com as formas linguísticas permanece, predominantemente, próximo ao polo do ensino de gramática, agarrado à tradição normativa, apesar dos estudos que sugerem o deslocamento para o polo da reflexão linguística. Finalmente, parece que o PNLD, mesmo levando à atualização e qualificação dos LD, não tem sido capaz de induzir mudanças significativas na concepção das tarefas de trabalho com as formas linguísticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-07

Cómo citar

González, C. A., & Gil, M. M. (2019). O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE O ENSINO DE GRAMÁTICA E A REFLEXÃO LINGUÍSTICA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 300–332. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7901