ASPECTOS DO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA PARA INDÍGENAS GUARANI/KAIOWÁ

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Autores/as

  • Adriana Oliveira de Sales UFGD

Palabras clave:

Ensino - aprendizagem de línguas; Português como segunda língua, bilinguismo.

Resumen

RESUMO: Neste artigo, pretendem-se refletir sobre aspectos de ensino e aprendizagem que influenciam o ensino de língua portuguesa como segunda língua para falantes de Guarani e Kaiowá residentes no Tekoha Te’yikue, Caarapó-MS. Esses falantes são alunos que estão na sala de aula de apoio pedagógico de 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental II da Escola Ñandejara Pólo.Por meio de pesquisa ação, tentou-se responder questões como: Como o professor pode e deve lidar com o Português como segunda língua? Como o Português pode ser falado e escrito por estudantes indígenas? Que metodologia de ensino pode ser pensada para que o português como segunda língua tenha espaço na sala de aula e fora dela quando os alunos tiverem de interagir com a sociedade envolvente? Essas são algumas perguntas que norteiam o presente trabalho. Com base na  metodologia dessa pesquisa,  foram aplicadas atividades com os alunos citados acima,  a partir delas, refletidas com os professores da escola. Dessa forma, conseguimos trazer reflexões a partir da realidade social, escolar e linguística que se vive na aldeia. Como aporte teórico, foram feitos estudos de D’angelis (2012), Sales (2010), entre outros.

 

 

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Publicado

2019-04-07

Cómo citar

Sales, A. O. de. (2019). ASPECTOS DO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA PARA INDÍGENAS GUARANI/KAIOWÁ. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 113–128. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7904