TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL EM SALA DE AULA

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Autores/as

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Reflexão, Práticas Sociais, Ensino e Aprendizagem

Resumen

Este texto, situado no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), propõe uma reflexão sobre o trabalho com temas transversais no ensino e na aprendizagem de língua portuguesa na educação básica. A partir da observação de que o ensino de língua portuguesa é um importante veículo para o desenvolvimento dos alunos nas práticas sociais, depreende-se a necessária inscrição de temas sociais para o debate social entre os sujeitos na sala de aula. Nesse sentido, com a baixa exploração dos temas transversais em diversos contextos de ensino e aprendizagem, constatada através de dados orais e escritos oriundos de pesquisas pessoais e de grupo de estudo, trago, aqui, dimensões teóricas e práticas, pontuando alguns subsídios para estabelecer práticas dialogais em sala de aula de língua portuguesa, tomando como gancho temático a desigualdade social.

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Publicado

2019-04-09

Cómo citar

Silva Júnior, S. N. da. (2019). TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL EM SALA DE AULA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(26), 402–421. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7910