QUESTIONÁRIO MORFOSSINTÁTICO – INFLUÊNCIAS DA ESCOLARIDADE NO USO DE PALAVRAS

Visualizações: 19

Autores/as

  • Tânia Albuquerque Dressler UNAMA

Palabras clave:

Sociolinguística, Morfossintaxe

Resumen

Denominamos de sociolinguística ou também sociologia da linguagem, assim como o domínio da linguística encarregado de estudar a relação entre a língua e a sociedade. Área voltada para o estudo descritivo dos aspectos linguísticos da sociedade e seus efeitos, envolvendo critérios culturais, expectativas e contextos, sendo estáveis no sistema ou podendo entrar em mutação, a partir desse momento nota-se a investigação do grau de estabilidade ou de mudança da variante linguística. Esse trabalho busca analisar as falas obtidas, por meio de entrevistas com questionário morfossintático, de indivíduos do sexo Masculino com a idade de 30 anos, analisar o contexto de fala, as ocorrências de fenômenos gramaticais como o uso de artigo precedendo substantivo, pronomes possessivos, etc. utilizando conceitos gramaticais e relacionando-os com a fala dos entrevistados, a nível de escolaridade.

ABSTRACT: We call sociolinguistics or also sociology of language, as well as the domain of linguistics in charge of studying the relationship between language and society. Area focused on the descriptive study of the linguistic aspects of the society and its effects, involving cultural criteria, expectations and contexts, being stable in the system or being able to mutate, from that moment we notice the investigation of the degree of stability or change of the Language variant. This work seeks to analyze the statements obtained through interviews with a morphosyntactic questionnaire of individuals of the Male Sex with the age of 30 years, analyze the speech context, occurrences of grammatical phenomena such as the use of article preceding noun, possessive pronouns, etc. Using grammatical concepts and relating them to the interviewees' speech, at school level.

KEYWORDS: Sociolinguistics; Morphosyntax.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-07

Cómo citar

Dressler, T. A. (2019). QUESTIONÁRIO MORFOSSINTÁTICO – INFLUÊNCIAS DA ESCOLARIDADE NO USO DE PALAVRAS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 453–485. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7928

Artículos más leídos del mismo autor/a