UM OLHAR VARIACIONISTA SOBRE A VARIAÇÃO LEXICAL ALEIJADO VS. PERNETA A PARTIR DOS DADOS DO PROJETO ALIB
Visualizações: 60Palabras clave:
Sociolinguística variacionista. Atlas linguístico do Brasil. Variantes lexicais.Resumen
Este trabalho investiga, com base na Sociolinguística Variacionista, defendida por Labov, Weinreich e Herzog (2006 [1968]) e Labov (1966, 1994, 2001, 2006, 2008, 2010), a variação das formas lexicais para a questão 114 - a pessoa que não tem perna?, proposta no Questionário Semântico-Lexical do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. Nossa amostra contou com 200 informantes pertencentes a duas faixas etárias (18 a 30 anos e 50 a 65 anos), tanto do sexo masculino como do feminino, e dois níveis de escolaridade (fundamental incompleto e o superior completo). Os dados foram extraídos das capitais brasileiras de todas as regiões do país. As duas variantes mais frequentes foram aleijado e perneta, sendo que, para cada uma, foram registradas 74 ocorrências, totalizando 148 dados. Com o auxílio do GoldVarb X, verificamos que, na análise feita com todas as capitais juntas, os mais jovens e os menos escolarizados favorecem o uso da variante aleijado.
ABSTRACT: This paper investigates, based on the Variationist Sociolinguistics, defended by Labov, Weinreich and Herzog (2006 [1968]) and Labov (1966, 1994, 2001, 2006, 2008, 2010), the variation of lexical variants for question 114 - the person who has no leg?, proposed in the Semantic-Lexical Questionnaire of the Linguistic Atlas of Brazil Project. Our sample consisted of 200 informants belongings to two age groups (18 to 30 years old and 50 to 65 years old), both male and female, with two levels of schooling (incomplete elementary school and graduate). The data were extracted from the Brazilian capitals of all regions of the country. The two most frequent variants were aleijado and perneta, and for each one, 74 occurrences were recorded, totaling 148 data. With the help of GoldVarb X, we verified that, in the analysis done with all capitals combined, the younger and less educated favor the use of the aleijado variant.
KEYWORDS: Variationist sociolinguistics. Linguistic atlas of Brazil. Lexical variants.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.