O USO DA LINGUAGEM NA REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS NORDESTINOS: ANÁLISE DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME

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Autores/as

  • Larissa Nascimento de Oliveira UESPI

Palabras clave:

Telenovela. Cheias de Charme. Piauiês.

Resumen

O presente artigo analisa como foi feito o uso da linguagem e a representação dos personagens de origem piauiense na telenovela Cheias de Charme, exibida no ano de 2012 pela Rede Globo de televisão. Observou-se como o vocabulário nordestino piauiense, mais conhecido por “Piauiês” foi utilizado pelos personagens, visto que nas telenovelas nota-se uma padronização para o sotaque dos nordestinos, desprezando as diferentes variações linguísticas que a região possui. O percurso metodológico utilizado foi de uma pesquisa exploratória e bibliográfica fundamentada principalmente nas ideias de Viana (2013), Jesus (2006), Marques e Ribeiro (2016), Souza (2015), Guerra (2014), Albuquerque (2001), Zanforlin (2008), entre outros que tratam do assunto. Para fundamentar a análise do vocabulário piauiense, utilizou-se a Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês (1995) de Paulo José da Cunha, obra que reuni termos e expressões tipicamente piauienses. Diante dos resultados obtidos percebeu-se que foram empregadas poucas palavras presentes na Enciclopédia de Piauiês (1995). O estudo também demonstra que os personagens foram construídos por influências ideológicas que os sudestinos têm da região Nordeste. Desta maneira, ainda notou-se o uso de estereótipos para a representação da região e dos personagens nordestinos piauienses. Portanto, concluiu-se que não houve um estudo ou preparação linguística dos atores para atuarem no papel de personagens piauienses.

RÉSUMÉ: Cete article analyse l'utilisation de la langue et la représentation des caractères d'origine PIAUIENSE dans la telenovela Cheias de Charme, présentée en 2012 par la télévision Rede Globo. Il a été observé que les personnages utilisaient le vocabulaire piauíese du Nord-Est, mieux connu sous le nom de "Piauiês", car dans la telenovelas, il existe une standardisation de l'accent du Nord-Est, ignorant les différentes variations linguistiques de la région. L'approche méthodologique utilisée était une recherche exploratoire et bibliographique basée principalement sur les idées de Viana (2013), Jesus (2006), Marques et Ribeiro (2016), Souza (2015), Guerra (2014), Albuquerque (2001), Zanforlin. 2008), parmi d'autres qui traitent du sujet. Afin de soutenir l'analyse du vocabulaire de Piauí, on a utilisé la Grande Encyclopédie Internationale de Piauês (1995) de Paulo José da Cunha, une œuvre qui a rassemblé les termes et expressions typiques de Piaui. Au vu des résultats obtenus, il a été observé que peu de mots étaient utilisés dans l’Encyclopaedia de Piauiês (1995). L'étude démontre également que les personnages ont été construits par les influences idéologiques du sud-est de la région du nord-est. Ainsi, l'utilisation de stéréotypes pour la représentation de la région et des caractères piautiens du nord-est a également été remarquée. Par conséquent, il est conclu qu’il n’ya pas eu d’étude ou de préparation linguistique des acteurs pour jouer le rôle de personnages piauienses. 

MOTS-CLES: Feuilleton. Plein de charme. Piauiês.

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Biografía del autor/a

Larissa Nascimento de Oliveira, UESPI

Graduada pela Universidade Estadual do Piauí Campus Alexandre Alves de Oliveira. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade ÚNICA.

Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Oliveira, L. N. de. (2020). O USO DA LINGUAGEM NA REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS NORDESTINOS: ANÁLISE DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 10(30 SER.2), 96–113. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7999