O USO DA LINGUAGEM NA REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS NORDESTINOS: ANÁLISE DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME
Visualizações: 98Palabras clave:
Telenovela. Cheias de Charme. Piauiês.Resumen
O presente artigo analisa como foi feito o uso da linguagem e a representação dos personagens de origem piauiense na telenovela Cheias de Charme, exibida no ano de 2012 pela Rede Globo de televisão. Observou-se como o vocabulário nordestino piauiense, mais conhecido por “Piauiês” foi utilizado pelos personagens, visto que nas telenovelas nota-se uma padronização para o sotaque dos nordestinos, desprezando as diferentes variações linguísticas que a região possui. O percurso metodológico utilizado foi de uma pesquisa exploratória e bibliográfica fundamentada principalmente nas ideias de Viana (2013), Jesus (2006), Marques e Ribeiro (2016), Souza (2015), Guerra (2014), Albuquerque (2001), Zanforlin (2008), entre outros que tratam do assunto. Para fundamentar a análise do vocabulário piauiense, utilizou-se a Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês (1995) de Paulo José da Cunha, obra que reuni termos e expressões tipicamente piauienses. Diante dos resultados obtidos percebeu-se que foram empregadas poucas palavras presentes na Enciclopédia de Piauiês (1995). O estudo também demonstra que os personagens foram construídos por influências ideológicas que os sudestinos têm da região Nordeste. Desta maneira, ainda notou-se o uso de estereótipos para a representação da região e dos personagens nordestinos piauienses. Portanto, concluiu-se que não houve um estudo ou preparação linguística dos atores para atuarem no papel de personagens piauienses.
RÉSUMÉ: Cete article analyse l'utilisation de la langue et la représentation des caractères d'origine PIAUIENSE dans la telenovela Cheias de Charme, présentée en 2012 par la télévision Rede Globo. Il a été observé que les personnages utilisaient le vocabulaire piauíese du Nord-Est, mieux connu sous le nom de "Piauiês", car dans la telenovelas, il existe une standardisation de l'accent du Nord-Est, ignorant les différentes variations linguistiques de la région. L'approche méthodologique utilisée était une recherche exploratoire et bibliographique basée principalement sur les idées de Viana (2013), Jesus (2006), Marques et Ribeiro (2016), Souza (2015), Guerra (2014), Albuquerque (2001), Zanforlin. 2008), parmi d'autres qui traitent du sujet. Afin de soutenir l'analyse du vocabulaire de Piauí, on a utilisé la Grande Encyclopédie Internationale de Piauês (1995) de Paulo José da Cunha, une œuvre qui a rassemblé les termes et expressions typiques de Piaui. Au vu des résultats obtenus, il a été observé que peu de mots étaient utilisés dans l’Encyclopaedia de Piauiês (1995). L'étude démontre également que les personnages ont été construits par les influences idéologiques du sud-est de la région du nord-est. Ainsi, l'utilisation de stéréotypes pour la représentation de la région et des caractères piautiens du nord-est a également été remarquée. Par conséquent, il est conclu qu’il n’ya pas eu d’étude ou de préparation linguistique des acteurs pour jouer le rôle de personnages piauienses.
MOTS-CLES: Feuilleton. Plein de charme. Piauiês.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.