A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE ITALIANO/LE ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS COLEÇÕES LINEA DIRETTA E NUOVO ESPRESSO
THE APPROACH OF LINGUISTIC VARIATION IN THE TEACHING OF ITALIAN / FL THROUGH THE ANALYSIS OF COLLECTIONS LINEA DIRECTTA AND NUOVO ESPRESSO
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Variação linguística; Livros didáticos; Ensino de italiano/LE; Linea diretta; Nuovo espresso.Resumen
Nessa investigação, examinamos como dois livros didáticos voltados para o ensino de italiano/LE apresentam a variação linguística a professores e alunos. As coleções em análise, Linea diretta e Nuovo espresso, foram selecionadas com base em pesquisas preliminares que revelaram que o primeiro livro didático era o mais empregado entre 2000 e 2010, enquanto o segundo constitui atualmente um dos livros didáticos mais vendidos no mundo para o ensino de italiano. Com base em obras de referência (SOBRERO; MIGLIETTA, 2011, 2007; COVERI et al., 1998; BERRUTO, 1987), delineamos o estado atual da arquitetura da língua italiana e procuramos citações a variedades e fenômenos marcados sociolinguisticamente. Os resultados quantitativos se mostraram bastante incipientes em ambas as coleções, contudo, no âmbito qualitativo, notamos a inserção de conteúdos voltados para a sensibilização à variação no último volume de Nuovo espresso, o que, no geral, aponta para maior aproximação dessa coleção mais recente com relação às atuais teorias linguísticas.
ABSTRACT: In this investigation, we examined how two textbooks aimed at teaching Italian/FL present linguistic variation to teachers and students. The collections under analysis, Linea diretta and Nuovo espresso, were selected based on preliminary research that revealed that the first textbook was the most used between 2000 and 2010, while the second is currently one of the most sold textbooks in the world for teaching of Italian. Based on reference works (SOBRERO; MIGLIETTA, 2011, 2007; COVERI et al., 1998; BERRUTO, 1987), we outline the current state of Italian language architecture and look for citations to varieties and phenomena sociolinguistically marked. The quantitative results proved to be quite incipient in both collections, however, in the qualitative analysis, we noticed the insertion of contents aimed at sensitizing the variation in the last volume of Nuovo espresso, which, in general, points to a closer approximation of this most recent collection with respect to current linguistic theories.
KEYWORDS: Linguistic variation; Textbooks; Teaching Italian/FL; Linea diretta; Nuovo espresso
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