A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO/DO FALAR CACERENSE: UM ESTUDO DO USO DOS ALOFONES AFRICADOS [ʤ] E [ʧ]
LINGUISTIC VARIATION IN/OF THE CACERENSE SPEAKING: A STUDY OF THE USE OF THE AFRICATE ALOPHONES [ʤ] AND [ʧ].
Visualizações: 153DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i34.376Palabras clave:
Variação Linguística; Falar Cacerense; Alofones Africados.Resumen
O presente artigo objetiva dissertar a respeito da variação linguística no falar cacerense, em suma, na observância dos alofones africados [ʤ] e [ʧ]. Na cidade de Cáceres, localizada no interior do estado de Mato Grosso, existem inúmeras variações linguísticas que ocorrem em lugares específicos devido à miscelânea de falares, tanto nativos, quanto de origem colonizadora. Por isso, a manifestação dos alofones africados, em determinados usos característicos da cidade, e, até mesmo da região, caracterizam o povo que mobiliza esse falar entre seus grupos sociais. Por meio da Teoria Sociolinguística, mobilizamos conceitos relevantes no que se refere ao componente em questão, bem como descrevemos e analisamos alguns usos recorrentes na cidade, não somente por falantes citadinos, mas também, por falantes do entorno urbano.
Descargas
Citas
CAMACHO, R. G. Sociolinguística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.
ALKMIM, T. M. Sociolinguística. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 9. Ed., São Paulo: Cortez, 2011. p. 21-47.
AMÂNCIO, R. G. As “cidades trigêmeas”: Um estudo sobre atitudes linguístico-sociais e identidade. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, 2007.
BAGNO, M.; GANGNÉ, G.; STUBBS, M. Língua materna, letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BISINOTO, L. S. J. Atitudes sociolinguísticas: efeitos do processo migratório. Campinas: Pontes, 2007.
BISOL, L. Introdução os estudos de fonologia do português brasileiro. 3. Ed., 2001.
CASTILHO, A. T. de. A nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
CEZARIO, M. M.; VOTRE, S. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, M. E. Manual da linguística. São Paulo: Contexto, 2009.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
MAIA, E. M. No reino da fala: a linguagem e seus sons. 3. Ed., São Paulo: Ática, 1991.
MENDES, S. C. O uso de [ÃW] e [Õ] no falar da comunidade Corixa: atitudes e crenças linguísticas. LING. – Est. e Pesq., Catalão, v. 22, n. 2, jul./dez., 2018. p. 205-223. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/lep/article/download/57506/32748/. Acesso em: 24 jun. 2020.
MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (orgs.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 2. Ed., São Paulo: Contexto, 2004. p. 9-14.
MORI, A. C. Fonologia. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, v. 1, 2004.
PEDROSO, F. de S. Mídias faladas locais: um estudo sobre linguísticas em Cáceres-MT. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), 2018. 143 p. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/Fernanda-de-Souza-Pedroso-Campelo.pdf. Acesso em: 26 jun. 2019.
SALOMÃO, A. C. B. Variação e mudança linguística: panorama e perspectivas da sociolinguística variacionista no Brasil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 8, n. 2, jul./dez., 2011. p. 187-207. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2011v8n2p187/21673. Acesso em: 25 jun. 2019.
SALOMÃO, A. C. Variação e mudança linguística: panorama e perspectivas da sociolinguística variacionista no Brasil. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 187-207, jul./dez., 2011.
SELKIRK, E. The Syllable. In: HULST; SMITH. (orgs.). The structure
phonological representations (Part II). Dordrecht Foris, 1982. p. 337-383.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. 3. Ed., São Paulo: Ática S.A., 1990.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006. [1968].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.