AS ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO PORTUGUÊS EUROPEU: UM ESTUDO COMPARATIVO
SUBJECT INDETERMINACY STRATEGIES IN BRAZILIAN AND EUROPEAN PORTUGUESE: A COMPARATIVE STUDY
Visualizações: 49DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v13i38.477Palabras clave:
Indeterminação do sujeito. Sujeito nulo. Sujeito preenchido.Resumen
Considerando o atual quadro de realização do sujeito de referência arbitrária no português brasileiro (doravante PB), tendo em vista a tendência ao preenchimento da posição do sujeito, propomos apresentar, neste artigo os principais recursos de indeterminação utilizados pelos falantes brasileiros, comparando-o com o português europeu (doravante PE), a fim de verificar se as estratégias utilizadas por ambas as variedades compreendem ainda o estatuto [+] pro-drop, ou seja, se ainda podem ser consideradas como línguas tipicamente de sujeitos nulos. Para a realização deste trabalho, baseamo-nos em resultados de pesquisas como de Duarte (1995) e Carvalho (2009), sendo que cada estudo evidencia uma variedade específica do português (PB e PE), além desses, outros estudos foram comentados. Os resultados nos levaram a perceber que o PB tem preferido as formas pronominais nominativas como estratégias de indeterminação e o PE, ao contrário do que muitos estudos apontam, tem utilizado estruturas com pronomes, conflitando assim às prescrições das gramáticas tradicionais lusitanas, bem como enfraquecendo a afirmativa de língua tipicamente [+] pro-drop. Acreditamos que tais construções decorrem da possibilidade de sistemas mistos nessas variedades, favorecendo tanto o sujeito nulo quanto o expresso.
Descargas
Citas
BARBOSA, Pilar; DUARTE, Maria E. Lamoglia; KATO, Mary A. Sujeitos indeterminados em PE e PB. In: XVI Congresso da Associação Portuguesa de Linguística, Coimbra, p. 1-15, 2001.
CARVALHO, Gislaine Aparecida de. A realização do sujeito na fala do português europeu. Tese de doutorado. Araraquara, 2009
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. A nova gramática do português contemporâneo. 3 edição. Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 2007.
DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia. A perda do princípio “evite pronome” no português brasileiro. Tese de doutorado. Campinas: SP, 1995.
GRAVINA, Aline Peixoto. Diacronia e sujeito nulo no português brasileiro: um estudo comparativo. Filol. Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, p. 199-231, 2014.
LIMA, Carlos Henrique da Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49 edição, Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
VERÍSSIMO, Victor. A evolução do conceito do parâmetro do sujeito nulo. Entrepalavras: Fortaleza, v.7, p. 76-90, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.