A VARIAÇÃO DA SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA FALA POPULAR: UMA PROPOSTA SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLÓGICA PARA DEMARCAR A LÍNGUA EM USO
Visualizações: 38Palavras-chave:
Sociolinguística e Dialetologia, variação, proposta de mapeamentoResumo
Sob a perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística e de noções da Dialetologia, tradicional e recente, o objetivo deste artigo é mostrar a variação da segunda pessoa do singular (P2) no Português Brasileiro Popular (PBPOP) falado em entrevistas Sociolinguística Semidirigidas (ESSDs) em três áreas distintas da cidade de São José dos Campos –SP (área central/popular, área nobre e área mista). Desse modo, este trabalho lança uma iniciativa em demarcar o espaço físico e falantes que emitem as variantes em questão, evidenciando que no padrão linguístico do PBPOB o uso de formas velhas e novas (P2) é regular. O fenômeno investigado abrange as funções de sujeito, objeto e possessivo (2ª pessoa do singular – P2). A descrição dessas formas pronominais em variação revela que falantes, oriundos ou não da cidade de São José dos Campos-SP (SJC-SP), privilegiam o uso da forma nova VOCÊ/sujeito, VOCÊ com o uso de preposição. Ao mesmo tempo, esses falantes retêm a forma velha TE nas funções acusativa e dativa, e variam o uso do possessivo TEU/A(S)~SEU/A(S).
ABSTRACT: The aim of this article is to show the variation of the second person singular (P2) in Brazilian Popular Portuguese (PBPOP), spoken in Semi-structured Sociolinguistic Interviews, in the theoretical-methodological perspective of Sociolinguistics and traditional and recent notions of Dialectology. Three distinct areas of the city of São José dos Campos -SP (central/popular area, prime area and mixed area). In this way, this work launches an initiative in demarcating the physical space and speakers that emit the variants in question, evidencing that in the PBPOB linguistic standard the use of old and new forms (P2) is regular. The phenomenon investigated covers the functions of subject, object and possessive (2nd person singular - P2). The description of these pronominal forms in variation reveals that speakers, whether or not they come from the city of São José dos Campos-SP (SJC-SP), prefer to use the new VOCÊ/subject, VOCÊ with the use of preposition. At the same time, these speakers retain the old TE form in the accusative and dative functions, and vary the use of the possessive of TEU/A(S)~SEU/A(S).
KEYWORDS: Sociolinguistics and Dialectology, variation, mapping proposal
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.