A (IN) EXCLUSÃO SOCIAL COMO RESULTADO DO DOMÍNIO DA NORMA CULTA

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Autores

  • Francion Maciel Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Antonia Joyce Ambrósio Nunes
  • Maria das Dóris Moreira de Araújo
  • Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo

Palavras-chave:

Norma Culta; Importância do domínio; inclusão/exclusão social.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o domínio da norma culta da Língua Portuguesa como instrumento de inclusão/exclusão social e, ainda, verificar o posicionamento dos professores sobre o domínio da Norma Culta e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, como também avaliar como ela é vista pela escola. Tivemos como pressupostos teóricos autores como Faraco (2002), Loiola (2012), Neves (2013), Possenti (1996), Sousa (2012) entre outros. Realizamos uma pesquisa de campo, utilizando entrevistas. Por meio dos resultados obtidos através desse estudo, foi possível constatar que o domínio e uso da norma culta são tidos como fator de inclusão/exclusão, haja vista que seu uso de maneira adequada e nos locais adequados pode caracterizar o nível de comunicação do falante. Portanto, é indispensável que o ensino-aprendizagem da língua padrão seja repensado por muitos docentes que a consideram como ultrapassada, porém deve ser vista levando em consideração a identidade do aluno tendo em vista a variedade linguística existente.

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Publicado

07-04-2019

Como Citar

Rocha, F. M., Nunes, A. J. A., de Araújo, M. das D. M., & e Santos Araújo, A. M. de C. (2019). A (IN) EXCLUSÃO SOCIAL COMO RESULTADO DO DOMÍNIO DA NORMA CULTA. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 9(25), 1–20. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/sociodialeto/article/view/7887